TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso de água de esgoto em diferentes locais do planeta

Por:   •  20/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Após a ocorrência de vários conflitos ao redor do mundo devida à escassez do abastecimento de água, faz-se necessário encontrar novos meios de suprir a falta deste recurso de importância extrema na vida dos seres humanos. Uma das soluções que surge para este problema, é o tratamento da água oriunda do esgoto por processos que a tornem potável novamente para consumo. Faz-se necessário o tratamento de esgoto devido à vários outros motivos, dentre eles, riscos à saúde provindos do aumento de matéria orgânica nos fluxos de água possibilitando a proliferação de microrganismos potencialmente prejudiciais à saúde humana.

O despejo inadequado também pode comprometer o ecossistema aquático gerando um desequilíbrio no sistema que pode desencadear vários outros problemas como a eutrofização e a bioacumulação de metais pesados na cadeia alimentar. Isso posto, conclui-se que muito se prejudica a vida aquática e até a vida terrestre de animais que se alimentam de outros seres aquáticos que lá vivem ou que ingerem a água presente neste corpo hídrico. Além disso, ao despejar o esgoto bruto nos fluxos de água, pode comprometer a integridade e a potabilidade da água lá presente, diminuindo a quantidade de água disponível para uso, que ao longo dos anos percebe-se que é um recurso escasso e que gera conflitos e disputas, aumentando ainda mais esta escassez.

Deste modo, o tratamento de efluentes se torna muito importante e junto a isso, a análise da probabilidade de reuso desta água tratada, diminuindo a poluição do ambiente, evitando a contaminação dos corpos hídricos e adquirindo mais uma possível fonte de água potável. Ao analisar as tecnologias utilizadas em outros países em processos de tratamento de efluentes, é interessante comparar com os as aplicações no Brasil e analisar meios de como se pode evoluir nesse campo de estudo e contornar problemas de crise de abastecimento no nosso país, que por apesar de haver abundância deste recurso em alguns estados, ainda há escassez em outros estados.

Primeiramente, analisando este ramo de estudo no Brasil, percebe-se de início que ainda não há nenhum sistema que consiga promover, com êxito, água de origem de esgotos de forma totalmente potável. Entretanto companhias de abastecimento como a Sanasa, (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), órgão responsável pelo fornecimento de água e tratamento de Campinas-SP e a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), produzem água de reuso, porém de forma não potável, que pode ser empregada na lavagem de pisos, descarga de banheiros, irrigação de jardins e culturas agrícolas, caldeiras industriais e sistemas de resfriamento, entre outras finalidades. Isso posto, é de se notar que se tem tecnologia para continuar pesquisando e buscando novos caminhos para chegar à água potável para consumo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com