TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos pelo uso da água existentes em diferentes locais do planeta

Por:   •  21/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Conflitos pelo uso da água existentes em diferentes locais do planeta

 

 

[pic 1]

 

 

 

 

Nome: Larissa Rodrigues Gomes da Silva

Matrícula: 202124034

Data:13/07/2022

 

     O fato de a água possuir um ciclo de renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante sua renovação, porém, essa fonte vital de vida é finita. Um grande problema está relacionado à relação entre o tempo necessário para essa renovação e a taxa de exploração dos recursos hídricos. Por ser um recurso natural limitado e importante para a vida humana, ela e considerada como estratégico em razão da sua importância para a vida, por não estar distribuído uniformemente pelo mundo, e a população estar crescendo e, em especial, a disseminação da agricultura. A água vem sendo utilizada de forma mais ampla e cada vez mais intensificada. E com a poluição e usos não sustentáveis da natureza estão levando a um declínio em seu alcance global.

    Embora a maior parte do planeta seja composta de água, 97,5% desta é composta por água salgada. E apenas 2,5 % de água doce. Mais de 2/3 dessa água doce é encontrada em geleiras (68,9%); quase todo o resto (29,9%) é água subterrânea. 0,9% em pântanos e apenas 0,3% em rios e lagos. Nesses 0,3%, 70% são destinados à irrigação agrícola, 20% é para uso industrial e apenas 10% para o consumo humano.

[pic 2] 

    A agricultura é a atividade socioeconômica que mais utiliza água em todo o mundo, totalizando em média 70%. No Brasil, esse valor é cerca de 72% e, em alguns países subdesenvolvidos, ultrapassa os 80%.  Sendo também a atividade que mais desperdiça água: segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), quase metade de toda a água empregada no campo é desperdiçada e, caso o meio rural diminuísse o consumo em 10%, o volume seria suficiente para abastecer duas vezes a população mundial. 

[pic 3] 

   

    Mas, o grande problema é estar distribuído de forma desigual: 60% em apenas 9 países e outros 80 outros enfrentam escassez. Pouco menos de 1 bilhão de pessoas consomem 86% da água disponível e 1,4 bilhão é inadequada e 2 bilhões não são tratadas.

     Apesar da declaração da ONU de que o acesso à água potável e ao saneamento é um direito humano fundamental, ainda hoje muitas pessoas nem sabem o que significa ter água potável em suas casas. Parte desse problema está relacionado à existência de conflitos envolvendo a disputa por recursos hídricos e gestão de bacias hidrográficas.

   Atualmente, a maioria das disputas está relacionada às condições climáticas e à presença de rios encontrados ao longo da fronteira entre os países.

       O Oriente Médio hoje é a região com maiores problemas de acesso à água potável devido as suas condições climáticas, com um clima seco predominante na região. Em alguns países onde os recursos hídricos estão disponíveis, esta fonte tem considerável importância internacional.

    Um exemplo de disputa pela água existe entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia, que disputam o controle do rio Jordão. O rio Jordão nasce em território da Síria, na região das Colinas de Golã e, por isso, essa região tem sido historicamente um conflito entre os dois países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (383.5 Kb)   docx (218.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com