TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisao

Artigos Científicos: Revisao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 4

Revisão – AP2 – Introdução a Zoologia – Volta Redonda 2014.1

1- Diversas teorias acerca da origem do celoma e da metameria têm sido discutidas ao longo dos últimos 200 anos. Evidências favoráveis a uma e a outra surgem com o desenvolvimento de novas técnicas de análise, a descoberta de novos fósseis ou mesmo em virtude do enriquecimento teórico sobre o assunto. Descreva uma dessas teorias, citando uma evidência a seu favor e uma contra.

2- Os peixes ósseos que apresentam uma vida nectônica tenderiam a afundar devido à grande densidade de seus ossos e músculos, entretanto, eles conseguem se manter em suspensão na massa d'água devido a um órgão denominado bexiga natatória. Descreva como funciona a bexiga natatória de um peixe que passe de 10 metros de profundidade para 20 metros.

R= Conforme a profundidade aumenta, aumenta também a pressão.

3- As traqueias foram uma das grandes novidades evolutivas na conquista do ambiente aéreo. Elas são invaginações da parede do corpo que se ramificam em tubos cada vez menores, os quais se estendem até os tecidos. Explique por que os artrópodes traqueados possuem seu sistema circulatório proporcionalmente mais reduzido do que aqueles que possuem brânquias ou pulmões em livro?

R= Os artrópodes traqueados realizam suas trocas gasosas diretamente célula a célula, com as traqueias que são invaginações da superfície do corpo que se ramificam em estruturas menores, os espiráculos, os quais realizam as trocas gasosas com ambiente. Nesses animais os gases não são transportados através de sistema de vasos irrigados, e hemolinfa não é responsável pelo transporte desses gases, dessa forma o sistema circulatório dos artrópodes não necessita ser em tamanho, tao grande quanto os que possuem brânquias ou pulmões em livro, os quais necessitam da circulação de fluidos internos para que os gases sejam fornecidos a todas as células do corpo.

4- Com o aumento do metabolismo animal, houve um aumento proporcional no fluxo de oxigênio para os tecidos. Ao longo da história evolutiva desses animais foram selecionados sistemas circulatórios mais eficientes. Descreva dois mecanismos que tenham tomado o sistema circulatório mais eficiente.

R=

5- A aquisição de ovos cleidóico representa um acontecimento chave na história da vida dos amniotas, permitindo que esses animais não mais colocassem seus ovos na água. Uma vez que esse tipo de ovo apresenta uma membrana permeável. Aos gases mas impermeável à água, explique por que o embrião desses animais não morre intoxicado com seus excretas.

6- Alguns grupos animais ocuparam o meio aéreo, com maior ou menor eficiência. A passagem do meio aquático para o meio aéreo envolveu uma série de alterações morfofisiológicas que permitiram essa passagem. Descreva três modificações, citando o grupo animal que as apresentam.

7 – Quais as mudanças ocorridas no processo digestivo decorrente do surgimento de um tubo digestivo completo com boca e anus.

8 – Como é realizada a circulação dos líquidos corpóreos em animais muito pequenos e que não possuem um sistema vascular.

9 – O sexo de muitos animais é determinado geneticamente. Contudo, os embriões de alguns animais não tem sexo definido. Descreva como o sexo destes animais é determinado.

10 - Descreva dois mecanismos de saltação.

11 - Como funciona a bexiga natatória de um peixe que passou de 10 metros para 20 metros de profundidade

12 - Evolutivamente, como podemos explicar o surgimento da hemoglobina, um pigmento respiratório.

13 - Descreva dois dos principais tipos de sustentação e locomoção com esqueletos moles, citando um exemplo para cada tipo.

14 - Cite uma teoria a respeito do surgimento do celoma e da metameria, citando uma evidência contra e uma a favor.

15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com