TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Biologia Vegetal

Por:   •  13/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

 Roteiro Webnário de BioVeg II

SLIDE 1

Neste webnário falaremos um pouco sobre a sistemática vegetal, bem como sua importância e seu objetivo.

Este trabalho foi elaborado pelas discentes Beatriz Leal, Candida Santos, Joana e Vitória Macedo, graduandas do curso de Ciencias Biologicas da Universidade federal do Piauí.

Mas, afinal o que ela representa?

Você já se perguntou como as plantas são reconhecidas?

Já parou pra pensar na enorme variedade de espécies vegetais que temos?

Ou, qual área é responsável pela nomeação das mesmas?

SLIDE 2

Pois bem, a Sistemática vegetal é uma área da botânica que estuda a diversidade das plantas com base na variação morfológica e nas relações evolutivas (através da Filogenia), produzindo um sistema de classificação, envolvendo a taxonomia.

Baseado em características morfológicas, relações genéticas e suas afinidades.

A taxonomia é a ciência que elabora as leis para fazer essa classificação. Ela está intimamente ligada à sistemática das plantas.

SLIDE 3

A Taxonomia tem por objetivo tratar da individualização, classificação e nomenclatura das espécies. Os caracteres utilizados na classificação dos seres vivos são denominados de caracteres taxonômicos e são atributos de um indivíduo, considerados isoladamente ou comparativamente a outros caracteres de seres de espécie idêntica ou diferente.

A categoria básica da hierarquia taxonômica é a espécie, que pode ser definida como a menor população permanentemente distinta e distinguível das demais, e cuja troca gênica é livre (entrecruzamento possível, originando descendentes férteis). rente.

SLIDE 4

Dessa forma a sistemática compreende a identificação, classificação e nomenclatura. Veremos a seguir o que é cada um deles.

SLIDE 5

A Identificação envolve determinar se uma planta desconhecida pertence a um grupo já conhecido de plantas, ou seja, a determinação de um táxon.

Lembrando, que táxon é o termo estabelecido para determinar uma unidade taxonômica de qualquer hierarquia (família, gênero, espécie, etc.).

Dando continuidade, a identificação é necessária para a obtenção de diferentes informações sobre espécies que possuem diferentes características e particularidades individuais

SLIDE 6

A classificação é o agrupamento dos vegetais, e sua ordenação nas diferentes categorias hierárquicas, segundo as afinidades naturais ou graus de parentesco.

Por exemplo, as espécies de um determinado gênero devem apresentar as características ou traços particulares desse gênero; os gêneros de uma determinada família devem apresentar as características ou traços particulares dessa família e assim por diante.

Lembrando que não devemos confundir classificação com identificação.

Porque a identificação é quando se dá o nome a uma planta já conhecida, ou seja, descrita, e a classificação é enquadrar uma planta ainda não conhecida dentro de um sistema.

SLIDE 7

E a nomenclatura envolve o emprego correto dos nomes das plantas, de acordo com regras e princípios. Com isso a necessidade de identificar as espécies universalmente levou a utilização de um nome científico para cada.

E qual a importância do estudo da sistemática vegetal?

Bom..Temos ao nosso redor uma enorme fonte de informações, são inumeras ferramentas, de fácil acesso, como em sites de internet e livros, porém há de se saber utilizar esses meios.

Envolvidos e acomodados com todo esse aparato, esquecemos da coisa mais simples, que é olhar ao nosso redor. Você viu alguma árvore hoje? Saberia dizer qual o nome dela? Ela tinha alguma flor? Um fruto? Algum passarinho pousando em seu galho? Essas são algumas informações que nos ajudam a identificar as especies pelas novidades evolutivas.

Para estudar essa área, inicialmente deve se delimitar o seu campo de estudo, caracterizando os diferentes grupos para em seguida, ordena-los dentro de um sistema de classificação e estabelecer as regras e procedimentos para seu estudo.

Assim o estudo da sistematca vegetal tem grande importância na atualização da fauna e flora das regiões, com isso podendo descobrir novas espécies, que podem ser  utilizados como alimento, tendo um importante papel econômico tanto para a alimentação como para a fabricação de medicamentos farmacológicos.

Esse mateial pode ser estudado e consultados como por quimicos que procuram compostos quimicos interessantes, como por exemplo plantas com compostos analgesicos.

Um exemplo de planta é o jambu

Além de descobrir novas espécies, também podemos identificar quais as plantas que estão ameaçadas de extinção em determinadas áreas, sugerindo estudos de conservação destas especies e áreas que projetam- se através de leis

Auxilia em trabalhos que são feitos em áreas afins da botânica como: ecologia, anatomia, biologia da reprodução, dentre outras, para a identificação das espécies, afim de saber o nome e gênero a quem pertence, precisa-se da identificação das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com