TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Biologia Vegetal

Por:   •  25/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

Introdução a Biologia Vegetal

OLIVEIRA,E,C. Introdução a Biologia Vegetal. 2ª Edição. Edusp,2008.

Espermatófitas - As plantas com sementes

O domínio do Solo Emerso a partir do Mesozóico

Graças a sua evolução as pteridófitas ocuparam e dominaram o espaços emersos por mais de uma centena de milhões de anos.

No período Carbonífero, há mais de 350 milhões de anos, surgiu em alguns grupos de traqueófitas, uma nova estrutura: a semente ,na qual trouxe uma vantagem significativa em relação as adaptações das pteridófitas à vida fora da água.

As gimnospermas apresentavam as sementes nuas, o qual passou a ocupar a maior parte dos espaços disponíveis dominando a flora Mesozóico.

O aparecimento das angiospermas, que são as plantas com flores e frutos, foi um acontecimento muito importante para a história de vida na terra. No curto período geológico de algumas dezenas de milhões de anos o grupo apresentou um potencial de diversificação dominando assim os solos imersos em praticamente todas as latitudes onde não havia gelo.

O aparecimento da semente

A semente representa um considerável progresso evolutivo para a vida a fora da água, podendo ser descrita coo um "embrião", pois encerra um organismo já completo prontas para se desenvolver.

As reservas energéticas da semente permite que o embrião cresça, até que consiga produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.

A semente também pode ser transportada, por vias aquáticas ou aéreas, por meio de vários tipos de animais, ainda apresentam adaptações que permitem minimizar a predação por parte dos animais durante o processo de transporte.

Classe CYCADOPSIDA

Nesta classe poderiam ser incluías as primeiras plantas a apresentarem sementes. Poderiam ser confundidas com uma palmeira ou mesmo uma samambaiaçu, pois sua aparência se caracterizam por apresentar um tronco em qual não ramificado, coroado na extremidade superior por folhas grandes e penadas. São comuns na ornamentação de jardins residenciais e praças públicas no Brasil. Tem sexos separados.

Classe PINOPSIDA

Esta classe pertencem as gimnospermas mais conhecidas em todo o mundo.

Existem apenas três espécies nativas no Brasil, uma espécie Araucária, espécie que ocorre no Brasil, foi praticamente eliminada por exploração predatória em algumas áreas e duas espécies de Podocarpus, com uma espécie comum na Mata Atlântica e na Serra da Mantiqueira.

Tem grande importância econômica como fonte de madeira e de celulose.

No grupo das Coníferas importantes destaca-se o gênero Pinus, com muitas espécies, algumas introduzidas e cultivadas no Brasil em grandes projetos de reflorestamento monoespecífico.

Apresentam numerosas características de plantas adaptadas a períodos de seca.

A reprodução segue o descrito para o grupo de gimnospermas, porém diferencia-se Cycadopsida , o tubo polínico, atinge diretamente o arquegônio e não forma anterozoides

Classe GNETOPSIDA

Essa Classe é constituída por apenas três gêneros vivos Gnetum, Ephedra e Welwitschia, é formado por plantas herbáceas trepadeiras ou arbustos de pequeno porte.

As estruturas reprodutoras são complicadas pelo aparecimento de folhas estéreis, ou brácteas.

Filo MAGNOLIOPHYTA

Neste filo, também conhecido como Angiospermae, isto é, plantas que produzem sementes encerradas em uma urna, estão as plantas que dominam o ambiente terrestre há milhões de anos, desde o final do Mesozoico. Os dados existentes indicam que as angiospermas surgiram há cerca de 130 milhões de anos, em um período da história da vida em que um número muito grande de espécies de plantas animais desapareceram, talvez devido a mudanças muito rápidas das condições ambientais.

Este grupo tem sido dividido tradicionalmente em dois subgrupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. As monocotiledôneas apresentam crescimento primário, raízes finas e de tamanho pequeno, logo possuem vida curta. Ex. de angiospermas monocotiledôneas milho, trigo, gramíneas, etc. Enquanto as dicotiledôneas apresentam raízes profundas, sementes em dois cotilédones, crescimento secundário, etc. Ex. rosas, jacarandá, leguminosas entre outras.

Uma característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com