TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Vegetal: Sucessao Ecologica

Dissertações: Biologia Vegetal: Sucessao Ecologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

- Sucessão ecológica é o nome que se dá a sequência de alterações na composição das comunidades ao longo do tempo, culminando com a formação de uma comunidade relativamente estável, em equilíbrio com o meio;

- Nas sucessões, a comunidade que existe num dado momento “prepara o terreno” para que outra comunidade, diferente da primeira, se estabeleça;

- Numa sucessão ecológica essa forma poderemos observar ao longo das sucessões uma série de populações e comunidades distintas, como os organismos pioneiros, os estágios serais e a comunidade clímax.

Existem basicamente dois tipos de sucessão ecológica:

SUCESSÃO DEGRADATIVA: é aquela que ocorre em uma escala de tempo relativamente curta. Ocorre em qualquer tipo de matéria orgânica morta, como o corpo de um animal ou partes de uma planta. Geralmente diferentes espécies invadem e desaparecem à medida que a degradação da matéria orgânica utiliza alguns recursos e torna outros disponíveis. Outra característica é que seu processo é finito, uma vez que o recurso pode ser totalmente mineralizado ou metabolizado.

SUCESSÃO ALOGÊNICA: é um tipo de sucessão em que o processo de substituição de espécies ocorre como resultado de mudanças externas ou forças geofisicoquímicas. Um exemplo deste tipo de sucessão pode ser observado em ambientes de transição entre mangues e vegetação de florestas, causada principalmente pela deposição de silte.

SUCESSÃO AUTOGÊNICA: ocorre em ambientes recém-criados, geralmente decorrentes de processos biológicos que modificam condições e recursos. Se divide em dois tipos:

a. Sucessão primária: é aquela que se inicia em um novo habitat, que não foi influenciado por uma comunidade exterior. Exemplos de sucessão primária ocorrem em rochas nuas, formação de ilhas por erupções vulcânicas ou exposição de ambientes de após retração de geleiras.

ORGANISMOS PIONEIROS:

São aqueles que se fixam primeiramente na área nua, constituindo assim a primeira população daquele local, a acesi. Estes toleram condições adversas e modificam o ambiente, permitindo o desenvolvimento de outras que se sucedem.

Ex: liquens, musgos, gramíneas, fitoplâncton, etc.

SERES, SÉRIES OU ESTÁGIO SERAL:

São as comunidades temporárias que surgem durante uma sucessão.

Ex: samambaias, arbustos, etc.

COMUNIDADE CLÍMAX:

É a comunidade mais complexa, mais equilibrada, que mantem um equilibrio dinâmico com o ambiente.

Ex: Ecese -> Seres -> Comunidade clímax

SUCESSÃO PRIMÁRIAS:

É o assentamento e o desenvolvimento de comunidades em regiões anteriormente desabitadas.

Ex: dunas de areia, superfície rochosa, etc.

CARACTERÍSTICAS DE UMA SUCESSÃO:

- É um processo ordenado e dirigido

- Ocorre em resposta as mudanças das condições ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com