TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Artigo: Sistema Nervoso Central. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 10

O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, que são representantes dos axônios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). São as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligação dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central.É composto pelos nervos espinhais e cranianos.

Para a percepção da sensibilidade, na extremidade de cada fibra sensitiva há um dispositivo captador que é denominado receptor e uma expansão que a coloca em relação com o elemento que reage ao impulso motor,este elemento na grande maioria dos casos é uma fibra muscular podendo ser também uma célula glandular.A estes elementos dá-se o nome de efetor.

Portanto ,o sistema nervoso periférico é constituído por fibras que ligam o sistema nervoso central ao receptor, no caso da transmissão de impulsos sensitivos; ou ao efetor, quando o impulso é motor.

Os nervos desse sistema se dividem em dois grandes grupos: os nervos espinhais e cranianos.

As fibras que constituem os nervos são em geral mielínicas com neurilema.São três as bainhas conjuntivas que entram na constituição de um nervo: epineuro (envolve todo o nervo e emite septos para seu interior), perineuro (envolve os feixes de fibras nervosas) , endoneuro (trama delicada de tecido conjuntivo frouxo que envolve cada fibra nervosa).As bainhas conjuntivas conferem grande resistência aos nervos sendo mais espessas nos nervos superficiais,pois estes são mais expostos aos traumatismos.

Durante o seu trajeto os nervos podem se bifurcar ou se anastomosar.Nestes caso não há bifurcação ou anastomose de fibras nervosas, mas apenas um reagrupamento de fibras que passam a constituir dois nervos ou que se destacam de um nervo para seguir outro.

Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encéfalo.

Nervos Cranianos

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal.

As fibras motoras ou aferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem.

Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.

Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em periféricos órgãos dos sentidos.

Os núcleos que dão origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encéfalo e correspondem à substância cinzenta da medula espinhal.

No tronco encefálico encontram-se, de cada lado, três colunas motoras e três colunas sensitivas.

Colunas motoras: somítica, branquial e visceral.

Colunas sensitivas: visceral, somática geral e somática especial.

A seqüência craniocaudal dos nervos cranianos é como se segue:

I. Olfatório

II. Óptico

III. Oculomotor

IV. Troclear

V. Trigêmeo

VI. Abducente

VII. Facial

VIII. Vestíbulococlear

IX. Glossofaríngeo

X. Vago

XI. Acessório

XII. Hipoglosso

De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos.

Os motores ( puros) são os que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço.

São eles o 3 (oculomotor), o 4 (troclear), o 6 (abducente), o 11 (acessório) e o 12 (hipoglosso).

Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais são o 1 (olfatório), o 2 (óptico) e 8 (vestibulococlear).

Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro : 5 (trigêmeo), 7 (facial), 9 (glossofaríngeo) e o 10 (vago).

Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periférica do sistema autônomo. São o 3,7,9,10,11.

I. Nervo olfatório

As fibras do nervo olfatório distribuem-se por uma área especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatória. Em virtude da existência de grande quantidae de fascículos individualizados, que atravessam separadamente o crivo etmoidal, é que se costuma chamar de nervos olfatórios e não simplesmente nervo olfatório (direito e esquerdo).

É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo pois, classificados como aferentes viscerais especiais.

II. Nervo óptico

É constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se origina na retina,emergem próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no trato óptico até o corpo geniculado lateral. O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se, pois, como aferentes somáticas especiais.

III. Nervo oculomotor IV. Nervo troclear VI. Nervo abducente

São nervos motores que penetram na órbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos músculos extrínsecos do bulbo ocular, que são os seguintes: elevador da pálpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior, oblíquo inferior. Todos estes músculos são inervados pelo oculomotor, com exceção do reto lateral e do oblíquo superior, inervados respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. As fibras que inervam os músculos extrínsecos do olho são classificadas como eferentes somáticas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com