TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso Central

Pesquisas Acadêmicas: O Sistema Nervoso Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Resumo – Sistema Nervoso Autônomo

O Sistema Nervoso Autônomo é a parte eferente do sistema nervoso visceral e controla a função involuntária de diversos órgãos, já que a maior parte da sua atividade não chega ao córtex. Apesar de se chamar sistema nervoso autônomo, ele não é independente do restante do sistema nervoso. Na verdade, ele é interligado com o hipotálamo, que coordena a resposta comportamental para garantir a homeostasia. Por ser a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, controla funções como  circulação do sangue, controle de temperatura, respostas reflexas (de natureza automática), controla a musculatura lisa (a musculatura cardíaca e as glândulas exócrinas) e permite o aumento da pressão arterial, o aumento da frequência respiratória, os movimentos peristálticos e a excreção de determinadas substâncias.

O SNA possui padrão bineuronal e é constituído por um conjunto de neurônios que se encontram na medula e no tronco encefálico. Estes, através de gânglios periféricos, coordenam a atividade da musculatura lisa, da musculatura cardíaca e de inúmeras glândulas exócrinas, sendo que a neurotransmissão do SNA ocorre principalmente através da  Aceticolina e Noradrenalina.

O sistema nervoso autônomo divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. 

A função do SNA Simpático é a de preparar o corpo para uma emergência, de responder a um estímulo do ambiente quando o organismo se encontra ameaçado, excitando e ativando os órgãos necessários às respostas.

Já o SNA parassimpático visa reorganizar as atividades desencadeadas pelo SNA Simpático, relaxando as atividades, relacionando-se assim diretamente com a capacidade de regulação do organismo face às condições ambientais em que se encontra.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com