TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Exames: Sistema Nervoso Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA NERVOSO CENTRAL – ANATOMIA

1. Meninges

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que revertem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Formadas pelas camadas de dura-máter, aracnoide-máter e a pia-máter, respectivamente de fora pra dentro.

Localizada na parte mais externa, a dura-máter envolve a medula espinhal e separa o perióstio das vértebras originando o espaço epidural (onde se encontram veias, tecido conjuntivo e tecido adiposo). A aracnoide é caracterizada por ser avascularizada e dividir a dura-máter e a pia-máter, é responsável pelo liquido cefalorraquidiano até chegar a corrente sanguínea. A pia-máter por sua vez é muito vascularizada e é encontrada fixada ao tecido nervoso, entretanto não tem ligação direta com as células ou fibras nervosas. Entre as duas ultimas camadas desse tecido membranoso está situado o espaço subaracnideo por onde rodeia o liquido cerebroespinal.

É composto por uma substancia acinzentada formada pelo corpo celular de neurônio e neuroglia, localizado no córtex. O encéfalo é intensamente vascularizado para que possa suprir suas necessidades constantes de oxigênio e nutrientes.

2. Cérebro

O cérebro é a maior porção do encéfalo e é o principal órgão do centro do Sistema Nervoso. É composto por massa cinzenta e massa branca. Dividem-se em dois hemisférios, direito e esquerdo, são separados pela fissura longitudinal e ligados pelo corpo caloso.

O córtex cerebral compreende a camada mais externa, sendo formado por tecido rugoso. Nele são encontradas circunvoluções altas e baixas chamadas respectivamente de giros e sulcos do cérebro. O córtex é um importante local de processamento neural. Cada hemisfério possui determinadas funções: o direito é encarregado da noção artística, inteligência e argumentação, já o esquerdo pelas habilidades verbais, raciocínio lógico, ler e escrever.

Cada hemisfério cerebral contem 5 partes, com funções especificas.

Lobo Frontal: está localizado na parte anterior e tem como função os movimentos dos músculos das atividades motoras, articulação da fala, personalidade, memória, emoções, raciocínio lógico, planejamento e julgamento. Nele está situado o giro pré-central que separa o lobo frontal e parietal.

Lobo Parietal: é encontrado atrás do sulco central, na porção lateral superior do hemisfério. Corresponde aos estímulos sensitivos de todo o corpo, interpretações das sensações e pela orientação corporal. Possui o giro pós-central responsável também pela compreensão da fala, articulação de pensamentos e emoções.

Lobo Temporal: é nessa parte dos hemisférios que as emoções e a memória são trabalhadas. Situado abaixo do lobo parietal e atrás da porção posterior do lobo frontal separado pelo suco lateral, é responsável pela audição, visão, compreensão e respectivo armazenamento. Está inserido nele os giros temporais, inferior, médio e superior.

Lobo Ocipital: localizado na parte posterior do cérebro e superior ao cerebelo, tem como principal função a interpretação da visão – direcionamento do foco do olho, relacionar imagens visuais às experiências prévias.

Lobo Insular: Está situado atrás de todos os outros lobos e possui função ainda desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada à memória.

3. Diencéfalo

Juntamente com telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. É visto apenas na porção mais inferior do cérebro e tem como formação o tálamo, hipotálamo, epitálamo, hipófise todas relacionadas ao III ventrículo.

4. Tálamo

O tálamo é localizado no diencéfalo, acima do sulco hipotalâmico, fazendo assim parte do sistema límbico. Formado por substâncias cinza que apontam vários núcleos. É responsável por redirecionar todos os impulsos sensitivos e sensoriais ao Cortez cerebral de respectiva função.

Obs.: Apenas o exceto olfatório não é encaminhado ao córtex cerebral, pois este tem um córtex próprio.

5. Hipotálamo

O hipotálamo é uma estrutura que se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. É constituído por uma substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. Sendo assim, é responsável por inúmeros hormônios principalmente os hormonais.

Regula o sistema cardiovascular, a temperatura corpórea, concentração de agua no organismo, fome e saciedade, sono e vigília, estímulos sexuais, emoções e demais funções endócrinas.

6. Epitálamo

Está situado na parte posterior do diencéfalo. é revestido pelo plexo corioide que produz cerebrospinal e também a Glândula Pineal que mesmo tendo pouco conhecimento sobre sua funcionalidade sabe-se que pode ter um controle inibitório sobre as gônodas. É caracterizado por secretar a melatonina, regular as vias motoras e emocionais.

7. Hipófise

Presa pelo infundíbulo ao hipotálamo e protegida pela turca, a Hipófise está localizada na parte superior do diencéfalo. Muitos a definem como glândula mestra, pois ela produz hormônios fundamentais para o bom funcionamento de outras glândulas como a suprarrenal, tireoide, testículos e ovários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com