TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Locomotor

Trabalho Escolar: Sistema Locomotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.498 Palavras (14 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 14

Sistema locomotor

O Corpo Humano

Desenvolvido no software de planilha eletrônica Excel.

Autoria: Débora Conforto

Atividades de sistematização sobre o ossos. Consiste em digitar, nos espaços em branco, os nomes dos ossos. Verificar que o arquivo possui Atividade 1 e Atividade 2.

Sistema Locomotor

Ossos e Músculos:

Podemos ver na imagem acima que os músculos possuem um parceiro que trabalha no sentido contrário. Isso acontece porque se depender do músculo, ele não volta à sua posição inicial. Por isso, cabe ao outro músculo se contrair e fazer primeiro voltar à sua posição de relaxamento. Esses pares de músculos são chamados de músculos antagónicos, e sempre trabalham em sentido oposto.

Sistema Muscular:

Os músculos dividem-se em lisos e estriados. Os lisos não fazem parte do aparelho locomotor porque são responsáveis pela formação de órgãos como o estômago, intestinos, artérias, veias, e.t.c. Já os estriados fazem parte, e se dividem em dois grupos: os cutâneos e os esqueléticos.

Os cutâneos se prendem à pele e ao esqueleto e são responsáveis, por exemplo, pela expressões da nossa cara.

Os músculos esqueléticos são aqueles que ligam um osso à outro, ou seja, prendem-se directamente ao esqueleto. Desse modo, são eles os responsáveis pelos nossos movimentos.

Existem três tipos principais de músculos: músculo-esquelético (também chamado de músculo voluntário, pois é ou pode ser conscientemente controlado); músculo liso (também conhecido por músculo involuntário, pois não se encontra sob o controle consciente); e o tecido muscular especializado do coração. Os seres humanos possuem mais de 600 músculos esqueléticos, os quais diferem em forma e tamanho, conforme a tarefa que cada um desempenha. Os músculos esqueléticos estão ligados directa ou indirectamente (via tendões) aos ossos, e trabalham em pares antagónicos (enquanto um músculo do par se contrai, o outro, que causa o deslocamento oposto da articulação, relaxa), de forma a produzir os mais diversos movimentos, como andar, costurar, as diferentes expressões faciais, etc. Os músculos lisos revestem as paredes de órgãos internos e executam ações como forçar a passagem do bolo alimentar pelos intestinos, contrair o útero no parto e controlar o fluxo sanguíneo para os diversos tecidos.

Músculos esqueléticos

Têm a cor vermelha devido a um pigmento muito semelhante àquele dos glóbulos vermelhos, a hemoglobina muscular ou mioglobina. A forma deles é extremamente variável; há músculos em fita (músculos rectos do abdómen) em leque (grande peitoral), em cúpula (diafragma), denteados (grande denteado). Todos os músculos se podem reunir, não obstante, em dois grandes grupos: os músculos longos, os quais, mesmo quando pequenos, desenvolveram-se em comprimento, e os músculos largos, nos quais prevalece a largura sobre as outras dimensões. Os músculos longos se acham principalmente nos membros, enquanto os largos prevalecem nas paredes do abdómen e do tórax. Os músculos longos têm a forma de fuso, com uma parte central mais grossa chamada ventre, e duas extremidades mais delgadas; as extremidades continuam por um cordão branco nacarado: o tendão. Os tendões não são constituídos por tecido muscular mas por tecido conjuntivo bastante resistente. São os tendões que se inserem nos ossos.

Músculos do Tórax:

Os músculos do tórax se podem-se classificarem em duas categorias: os músculos tóraco-apendiculares, que ligam o tórax ao membro superior, e os músculos intrínsecos do tórax) que vão da coluna vertebral às costelas. O diafragma é um músculo à parte.

Músculos tóraco-apendiculares:

São os músculos do peito, entre os quais se distinguem o grande peitoral que recobre todos os outros, estendendo-se do esterno e da clavícula ao úmero. Tem a função de levar o braço para dentro. Em condições particulares, por exemplo, quando o tronco está suspenso pelos braços, contribui para levantar o tronco. É o peitoral que se contrai quando um ginasta se levanta "pela força do braço". Oculto pelo grande peitoral está o pequeno peitoral que levanta as costelas; é um músculo inspirador como o músculo denteado anterior que se insere, também ele, nas costelas.

Músculos intrínsecos do tórax:

São os músculos intercostais que ligam uma costela a outra. Vão da margem inferior de uma costela à margem superior da costela subjacente. A sua acção é discutida. Contribuem para fechar a caixa torácica e protegê-la, mas não é claro se intervêm nos movimentos respiratórios. Temos depois os músculos subcostais, os elevadores das costelas e o transverso do tórax: servem para a respiração.

Músculos do Abdómen

Distinguem-se os músculos ventrais e os músculos dorsais.

Músculos ventrais:

São representados pelo reto do abdómen, pelos oblíquos (esterno e interno) e pelo transverso, os quais, no seu conjunto, formam a parede abdominal.

O reto é um músculo em fita que desce do esterno ao púbis e que tem a função de dobrar o tórax. Para a frente; tomando ponto fixo no abdómen, ao contrário, levanta a bacia. Os músculos oblíquos, que são largas lâminas musculares e que se inserem nas costelas e no osso ilíaco, abaixam as costelas (e comprimem, portanto, o tórax:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com