TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso e Endócrino

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

 Curso: Ciências Biológicas

Nome da Disciplina : Anatomia Humana

Nome do Tutor: Prof. Juliana B. J. Campos

Nome do Aluno (a): Eliana Frazão de Oliveira

Número do RGM: 16568061

Atividade AP II.

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções do nosso organismo. O sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamada de glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguinea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células–alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.

As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens).

Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormônios. São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo. Depois que um hormônio é liberado na corrente sangüínea, não há como apressar sua remoção; ele continua agindo enquanto estiver circulando. Os hormônios influenciam praticamente  em todas as funções dos demais sistemas corporais. Freqüentemente, o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino à informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo à esta informação.

Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, denominados trópicos, atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. Os principais hormônios trópicos são produzidos pela hipófise. São eles:

  1. Tireotrópicos: Atuam sobre a glândula endócrina tireóide;[pic 1]
  2. Adrenocorticotrópicos: Atuam sobre o cortex da glândula endócrina adrenal (Supra-renal);
  3. Ganadotrópicos: Atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.

Constituído pelo sistema nervoso e um conjunto de glândulas endócrinas que se integram, formando uma unidade functional. A função dos dois tipos de sistemas é coordenar e regular as atividades de todos os outros sistemas do organismo.

As glândulas endócrinas produzem substâncias químicas chamadas hormônios;

  1. Glândulas endócrinas
  2. Hipófise;
  3. Tireóide;
  4. Paratireóide;
  5. Pâncreas;
  6. Supra-renais;
  7. Ovários e testículos.

Considerada a mais importante glândula do nosso organismo, a hipófise produz uma grande quantidade de hormônios, sendo alguns deles responsáveis pela regulação da atividade das outras glândulas endócrinas

 

  REFERÊNCIAS:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-zdas-funcoes-do-corpo.htm

http://www.colegioweb.com.br/sistema-endocrino/interacao-do-sistema-endocrino-e-sistema-nervoso.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com