TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso e Sistema Endócrino

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Nervoso e sistema endócrino

Considerado um sistema altamente complexo do ser humano responsável pelo ”contato”, do corpo ao meio externo, podemos citar entre as principais funções, a convergência dos impulsos que chegam ao encéfalo, ou seja, a comunicação do corpo com o encéfalo vice versa, o controle térmico e hídrico, emoções, o auxilio do controle de equilíbrio do corpo, coordenação cardiorrespiratória e controle de contração muscular de inspiração e expiração. Entre as funções dos gânglios periféricos e neurônios presentes no sistema nervoso autônomo se destaca a modulação de funções involuntárias como circulação sanguínea, digestão, controle de glândulas exócrinas, entre as atividades denominadas simpáticas e parassimpáticas. Impulsos nervosos também determinam funções voluntárias como andar, levantar, sentar, etc. A medula espinhal é responsável pelas ações de resposta e movimento.

O mau funcionamento ou desequilíbrio de alguma função do sistema nervoso, pode desencadear inúmeras doenças, entre elas á “Doença de Parkison”, doença neurodegenerativa, onde o individuo, geralmente pessoas idosas, perdem progressivamente os movimentos, devido a disfunção dos neurônios que produzem uma substância chamada “dopamina”, que ajuda a controlar os movimentos musculares, o Parkinson ocorre quando estes neurônios são destruídos deixando de produzir a dopamina, levando á perda da função muscular.

O sistema endócrino atua na produção de hormônios, que são responsáveis pela comunicação química do nosso corpo. Entre as principais funções das glândulas que compõem este sistema, destaco á glândula Pineal, que auxilia no controle de vigília e sono, também á Neuroipófise, que secreta o ADH, antidiurético que aumenta a absorção de água nos rins e aumenta a pressão sanguínea. A glândula Tireoide produtora de T4 e T3 controladores de metabolismo celular, produz também á Calcitronina, estimulante de deposição de cálcio nos ossos e redução no sangue, a Paratireoide que eleva a quantidade de cálcio no sangue e liberação de cálcio dos ossos. O Córtex Suprarrenal esta ligado ao metabolismo da glicose, anti-inflamatórios e regulação de níveis de potássio no sangue. O Pâncreas desenvolve insulina e glucagon, reguladores do armazenamento de glicose pelas células, e redutor de glicose no sangue. A Medula Suprarrenal, esta relacionada ao controle nervoso, como aceleração de batimentos cardíacos e vasoconstrição.

Entre as doenças causadas por disfunção deste sistema, cito o “Nanismo Hipofisario”, que se da pela deficiência de um hormônio secretado pela hipófise anterior denominado Somatotrofina, responsável pela função metabólica do organismo, estimulando assim o crescimento do corpo. Logo o individuo com tal deficiência é característico pelo não desenvolvimento do crescimento corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com