TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema nervoso

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

      Temos como objetivo da apresentação do presente trabalho, compartilhar um pouco do grande aprendizado adquirido através de estudos em sala e através de pesquisas a sites que estão relacionados ao sistema nervoso.

      Durante o decorrer do trabalho, é apresentada a grande importância da estrutura do sistema nervoso, mostrando assim, de onde ela parte, por onde se ramifica e sua função na locomoção e na percepção da realização de estímulos.

     O foco principal do trabalho e apresentar como afetam as lesões no sistema nervoso, deixando assim algumas vezes inapto a movimentação de determinadas estruturas, e também como ocorre a resposta celular da reparação neural, onde depende bastante da severidade da lesão ocorrida.

SISTEMA NERVOSO

    Existe uma grande quantidade de estímulos nervosos recebidos pelo nosso corpo que são realizados pelos neurônios. nossa relação com o meio físico em que vivemos nos permite termos tais percepções. As mais básicas conhecidas são: Audição, Visão, Olfato, Tato e paladar.

    E possível se compreender que estamos inteiramente ligados com o meio em que vivemos, pois as maiorias de nossas ações são resposta do meio em que vivemos.

   Conhecemos que nosso cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo, pois sua função principal é receber, processar e enviar estímulos nervosos para a realização de determinadas ações, é ele quem controla os movimentos, as ações, os pensamentos, entre vários outros.

   O cérebro é composto por várias estruturas, cada uma com uma determinada função: lobo frontal, lobo parietal, lobo temporal e lobo occipital.  Ele é uma estrutura de massa mole que se localiza na parte superior do corpo a cima dos olhos e ouvidos.

    Quase tão importante quanto o cérebro é o Sistema Nervoso, onde a medula espinhal estende-se para baixo do cérebro ao longo da coluna, formando assim o Sistema Nervoso Central.

    Ao longo do comprimento da medula espinhal, saem fios que se ramificam ao longo do corpo, são nervos por onde passam as respostas sensoriais, tanto recebem quanto enviam informações. Ela funciona como uma rede de telefone, enviando informações Essa estrutura é conhecida como Sistema Nervoso Periférico.

   Todo o sistema nervoso é composto por células chamadas neurônios, que são os principais responsáveis por levar e trazer informações motoras ou contrações musculares para nosso corpo. Essas informações são causadas por correntes elétricas que cruzam as membranas de sua superfície.

LESÕES DO SISTEMA NERVOSO

   A enorme quantidade de neurônios presentes no nosso corpo fazendo ligações para que haja uma perfeita sincronia entre os movimentos do nosso corpo e as funções do mesmo.

   O SNC é composto por axônios associados as células de schwann que são as responsáveis por conduzir as informações.

   O axônio é a porção mais longa do neurônio, e no final deles se encontram os terminais axônais, que é por meio delas que ocorrem as realizações sinápticas com o órgão ou estrutura que há o seu contato.

  A destruição do SNC provoca um grande impacto na transmissão de informações irreversíveis, destruindo assim, sua complexa rede de informações afetando a parte de distribuição de informações quanto à parte receptora, podendo causar perda de informações, quanto também à inaptidão de estruturas do corpo em relação à parte de movimentação voluntária das estruturas.

   Após a destruição de determinadas estruturas de um nervo periférico, ocorre uma série de eventos que promovem o reparo dessas estruturas, isso dependendo do grau da lesão.

  As lesões classificadas em neuropraxia são do tipo mais leve, não envolvendo assim a perda axonal e a perda de sua funcionalidade.

   Entretanto a axonotmese ocorre quando há a completa interrupção das fibras axonais e prejuízo na camada de mielina.

   A partir de estudos foi comprovado que após ocorrer à lesão da estrutura dos neurônios, eles sua capacidade, tendo sua função inata e perdem sua capacidade por não se restaurarem, corrompendo assim a área que ele ramifica. Os neurônios que foram fraturados, não podem ser trocados, mas podem ser substituídos por circuitos ou trajetos nervosos alternativos, em decorrência do brotamento massivo dos axônios inatos que respondem a degeneração axonal. Pode sim haver a regeneração dos axônios uma vez que á um recuperação sem reparo cirúrgico após a cicatrização do neurônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com