TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Ensino de Ciências Biológicas

Por:   •  4/6/2020  •  Dissertação  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Ensinar Ciências, nos dias de hoje, é um vultoso desafio, pois a formação dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a uma velocidade muito rápida. Para isso, a escola juntamente com os professores precisam auxiliar seus alunos no convívio e atuação nessa nova realidade.

É importante lembrar que uma boa aprendizagem não se constitui apenas de teoria, embora tenha sua importância. A prática metodológica do que se ensina é fundamental para uma melhor assimilação do conteúdo proposto, no ensino de Ciências então, esta pratica torna-se fundamental visto que as técnicas de laboratórios, experiências e analise de dados fazem parte da rotina nos estudos científicos, deste modo, fica clara a importância e necessidade do aluno ter acesso à elaboração desta prática.

Entretanto, são inúmeros os desafios que o professor de Ciências enfrenta para a elaboração de aulas mais práticas, visto que a realidade da instituição em que o profissional atua, muitas vezes complexa e precária. Isso impõe dificuldades de vários tipos àqueles que desejam se aventurar pelos caminhos da educação científica. A falta de recursos necessários para a realização de uma aula que não se restrinja a teoria, mas a prática coletiva dos alunos é sem dúvida um dos maiores desafios que essa categoria pleiteia.

Mas mesmo com a ausência de recursos para a realização de aulas praticas o professor pode e deve se reinventar, existem inúmeras formas de montar aulas práticas onde não necessitem de tantos recursos, como por exemplo, levar os alunos para observarem o próprio jardim da escola quando se tratar de conteúdos sobre a natureza. O professor também pode usar a tecnologia a seu favor, com vídeos, slides, etc. encontrados na internet.

Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade.

Assim sendo, as probabilidades de teoria e prática surgem conforme a criatividade e coerência do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com