TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade: Conexões da Vida

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ALEX SILVA DA COSTA

SUSTENTABILIDADE

Conexões da vida

SÃO PAULO

2015

Sustentabilidade

Conexões da vida

O mundo funciona como uma rede interconectada, onde temos dois pontos principais evoluindo cada vez mais em sentido oposto. O autor Fritjof Capra desenvolve uma compreensão onde mostra os seres humanos ligados à teia da vida em nosso planeta.

O primeiro ponto é o crescimento do capitalismo global que constituí em um sistema econômico por meios de produção distribuição, oferta, demanda, e investimento de propriedades privadas com fins lucrativos; e o segundo a criação de comunidades sustentáveis, ou seja, a sustentabilidade que se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população baseada na alfabetização ecológica, e na prática do projeto ecológico.

O capitalismo global tem como meta elevar a riqueza e o poder de suas elites, já a do projeto ecológico tem como objetivo elevar ao máximo a sustentabilidade da teia da vida. Porém atualmente os dois movimentos caminham em rota de colisão, onde um contribui pelo crescimento de valores econômicos, riquezas e acaba degradando a vida no sentido social e ecológico, por outro lado a vida social e ecológica são tratadas de formas diferentes e riquezas não tem mais valor que a natureza, o meio ambiente e a sustentabilidade da vida.

Daqui para frente temos o grande desafio de promover a mudança do sistema de valores, a economia global tem que crescer sem prejudicar a sustentabilidade humana que é nossa fonte para sobrevivência. As organizações sociais terão que se basear nas leis naturais abrindo espaço para o crescimento dos bens naturais, caso isso não aconteça haverá uma incompatibilidade nas exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica. Sem as conexões da vida nunca teremos um mundo melhor e compatível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com