TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de vida e sustentabilidade

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade, mostra os três respectivos temas, abordando seus aspectos, dificuldades e a interligação entre os eles.

No primeiro tema vemos que, a educação ambiental é um processo continuo, no qual deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, com participação ativa e responsável dos indivíduos, e da comunidade, devendo examinar as causas, consequências e métodos para solucionar os problemas ambientais de tal região, além de conscientizar a população.

A Educação Ambiental, de acordo com DIAS (1994), se caracteriza por incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões. E continua o autor ..."a maior parte dos problemas ambientais tem suas raízes na miséria, que por sua vez é gerada por políticas e problemas econômicos concentradores de riqueza e responsáveis pelo desemprego e degradação ambiental.”

O segundo tema se refere a qualidade de vida, que nada mais é que o grau de satisfação dos indivíduos em áreas sociais, culturais e ambientais.

Entre os determinantes da qualidade de vida, está citado condições socioambientais, que nos relaciona ao tema de educação ambiental e sustentabilidade. Além desse determinante também está citado orgânico, estrutural, material, entre outros. No geral, todos esses indicadores devem ser considerados em conjunto e de caráter essencialmente social.

O tema qualidade de vida, ainda fala que se passarmos a pensar mais nas pessoas, do que no que nas coisas que temos, teríamos um estilo de vida “pós-consumista”, que seria o ideal no ponto de vista ambiental, pois nossos recursos são finitos, e também ideal para que tenhamos um aumento de escolha, uma autorrealização e assim, viver com qualidade de vida.

O último tema: desenvolvimento sustentável, nos mostra diferentes citações de filósofos e fatos que ocorreram durante os anos sobre o assunto. Uma das citações do texto é de ESPINOSA (1993) que considera, que os esforços para operacionalizar o desenvolvimento sustentável na escala planetária, são dificultados não apenas pela complexidade do tema, mas, também, pelos interesses estratégicos e econômicos ligados ao assunto. Segundo o autor, para que o caminho do desenvolvimento sustentável seja trilhado na prática é necessário desenvolver sistemas de  gestão, que permitam a tomada de decisões apesar de todos os problemas e incertezas apontados.

Finalizando esse tema, o que mais chama a atenção é o conflito de interesses dos governamentais e empresariais entre o desenvolvimento sustentável. De um lado podemos ver claramente o objetivo em obtenção de riquezas materiais, e do outro o objetivo de uma sociedade sustentável que atenda às necessidades sociais de toda a população inclusive a dos excluídos com igualdade e justiça.

Portanto, podemos concluir que o artigo mostra diversas opiniões de autores, nos proporciona uma reflexão sore essas áreas e como elas se relacionam, podemos afirmar que a educação ambiental é um fator para um desenvolvimento sustentável eficaz, e for fim uma qualidade de vida. Entretanto, não há possibilidades de conseguirmos um equilíbrio entre esses três elementos sem a conscientização e parceria do estado e das empresas, visando não somente o lucro e capitalismo, mas também pensando em uma cidade sustentável, com qualidade de vida para futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com