TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECIDO EPTELIAL

Trabalho Universitário: TECIDO EPTELIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

TECIDO EPITELIAL

EPITÉLIOS GLANDULARES

As células que constituem o epitélio glandular ficam alojadas no interior de estruturas denominadas glândulas, e são especializadas na produção e eliminação de secreções. O termo “secreção” tanto pode ser usado para designar substâncias úteis ao organismo expelidas pelas células como o próprio ato de eliminar essas substâncias. Por exemplo, a saliva é a secreção das glândulas salivares, o leite é a secreção das glândulas mamárias, e assim por diante.

As glândulas podem ser de dois tipos: exócrinas e endócrinas.

Glândulas exócrinas

Glândulas exócrinas são aquelas que eliminam suas secreções para fora do corpo ou para cavidades internas dos órgãos. Elas possuem um canal ou duto de saída para as excreções. As glândulas sudoríparas, por exemplo, eliminam o suor para a superfície externa da pele, enquanto as glândulas salivares eliminam a saliva na cavidade bucal.

Ache os cursos e faculdades ideais para você !

Glândulas endócrinas

Glândulas endócrinas são aquelas que eliminam suas secreções, genericamente denominadas hormônios, diretamente no sangue. Elas não possuem duto. A tireóide, por exemplo, é uma glândula endócrina, localizada na região do pescoço, que produz e elimina o hormônio tiroxina no sangue.

Glândula mista ou anfícrina: o pâncreas

Existe uma glândula em nosso corpo – o pâncreas – que desempenha simultaneamente funções endócrinas e exócrinas. Por isso, o pâncreas é considerado uma glândula mista ou anfícrina, isto é, uma “glândula de secreção dupla”.

Classificação das glândulas exócrinas

As glândulas exócrinas podem ser classificadas com base em diferentes critérios. Um deles quanto à forma da porção secretora: se for tubular, a glândula é chamada tubulosa; se for arredondada, é chamada alveolar ou acinosa; se a glândula contém longos dutos tubulares, com porções secretoras arredondadas nas extremidades, ela é chamada túbulo-alveolar ou túbulo-acinosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com