TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec Conjuntivo

Trabalho Universitário: Tec Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

Tecido Conjuntivo

Conceito: responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta células e órgãos, dando suporte ao corpo. Os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em três classes –células, fibras e substância fundamental. O principal constituindo de tecido conjuntivo é a matriz extracelular.

Matriz Extracelular: diferentes combinações de proteínas fibrosas e substância fundamental. A substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas (glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) presentes nas superfícies de células, bem como a outros componentes da matriz, fornecendo força tênsil e rigidez à matriz. A matriz também serve como um meio através do qual nutrientes e catabólitos são trocados entre células e seu suprimento sanguíneo.

Origem: os tecidos conjuntivos se originam do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais. Estas células têm um núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Possuem também muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em uma matriz abundante e viscosa, com poucas fibras. As células mesenquimais migram de seu sítio de origem e envolvem e penetram os órgãos em desenvolvimento.

Células do Tecido Conjuntivo: algumas são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo; outras, como os leucócitos, vêm de outros territórios e podem habitar temporariamente o tecido conjuntivo. São células do tecido conjuntivo os fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos.

Fibroblastos: sintetizam colágeno e elastina, glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas multiadesivas que farão parte da matriz extracelular. Também então envolvidos na produção de fatores de crescimento, que controlam o crescimento e a diferenciação celular. São as células mais comuns do tecido conjuntivo e são capazes de modular sua capacidade metabólica, a qual vai se refletir sobre sua morfologia. As células com intensa atividade de síntese são denominadas fibroblastos, enquanto as células metabolicamente quiescentes são denominadas fibrócitos. Os fibroblastos possuem citoplasma abundante, com muitos prolongamentos. Seu núcleo é ovoide, grande e fracamente corado, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Seu citoplasma é rico em retículo endoplasmático rugoso e o aparelho de Golgi é bem desenvolvido.

Fibrócitos: são menores que o fibroblasto e tendem a um aspecto fusiforme. Possuem poucos prolongamentos citoplasmáticos e o núcleo é menor, mais escuro e mais alongado. Seu citoplasma é acidófilo, com pouca quantidade de retículo endoplasmático rugoso.

Miofibroblasto: células com características intermediárias de fibroblastos e fibras musculares lisas. Possui uma grande quantidade de filamentos de actina e miosina, o que lhe confere atividade de contração.

Macrófagos: medem entre 10 e 30 micrômetros de diâmetro, possuem núcleo oval ou em forma de rim localizado excentricamente. Quando corantes vitais são injetados em animais, os macrófagos fagocitam e acumulam o corante em seu citoplasma na forma de grânulos ou vacúolos visíveis ao microscópio de luz. Apresentam superfície irregular, com protrusões e indentações que caracterizam sua grande atividade de pinocitose e fagocitose. Geralmente possuem um complexo de Golgi bastante desenvolvido, muitos lisossomos e um retículo proeminente. Derivam de células precursoras da medula óssea que se dividem produzindo monócitos, os quais circulam no sangue. Em uma segunda etapa, estas células cruzam as paredes de capilares e penetram no tecido conjuntivo, onde amadurecem e adquirem as características morfológicas dos macrófagos. Desta maneira, monócitos e macrófagos são a mesma célula em diferentes estágio de maturação. Os macrófagos dos tecidos podem proliferar localmente produzindo novas células. Constituem o sistema fagocitário mononuclear. São células de vida longa e podem sobreviver por meses no tecido. Em certas regiões, recebem nomes especiais (células de Kupffer no fígado, microglia no sistema nervoso central, células de Langerhans na pele e osteoclastos no tecido ósseo. O processo de transformação monócito-macrófago resulta em um aumento do tamanho da célula e em um aumento da síntese de proteínas.

Mastócito: célula globosa, grande e com citoplasma repleto de grânulos que se coram intensamente. O núcleo é pequeno, esférico e central e de difícil observação por estar quase sempre encoberto pelos grânulos citoplasmáticos. Participam das reações imunológicas, dos processos inflamatórios, reações alérgicas e atuam na expulsão de parasitas. Seus grânulos são metacromáticos (mudam a cor de certos corantes) devido à alta concentração de radicais ácidos presentes nos glicosaminoglicanos; elétron-densos, heterogêneos e contém mediadores químicos como a histamina, glicosaminoglicanos, proteases neutras e fator quimiotático de eosinófilos (atrai eosinófilos). Os mastócitos secretam também leucotrienos. Originam-se de células precursoras hematopoiéticas situadas na medula óssea. Estes mastócitos imaturos circulam no sangue, cruzam a parede de capilares sanguíneos e penetram nos tecidos, onde vão proliferar e se diferenciar. A superfície dos mastócitos possui receptores específicos da imunoglobulina E (IgE), produzida pelos plasmócitos.

Reação de Hipersensibilidade Imediata: a primeira exposição ao antígeno resulta na produção de IgE pelos plasmócitos. A IgE liga-se avidamente à superfície dos mastócitos. A segunda exposição ao mesmo antígeno resulta na ligação do antígeno à IgE presa à superfície do mastócito. Este evento dispara a secreção de grânulos do mastócito, liberando histamina, leucotrienos, fator quimiotático de eosinófilos e heparina. A histamina causa contração do músculo liso (principalmente dos bronquíolos), além da dilatação e aumento da permeabilidade de vasos. Leucotrienos produzem lentas contrações do músculo liso e o fator quimiotático de eosinófilos atrai eosinófilos do sangue.

Plasmócito: células grandes e ovóides que possuem citoplasma basófilo em função da sua riqueza em retículo endoplasmático rugoso. O complexo de Golgi e os centríolos se localizam em uma região próxima do núcleo. O núcleo dos plasmócitos é esférico e excêntrico e contém grumos de cromatina que se alternam regularmente com áreas claras em um arranjo que lembra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com