TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec- Conclusao

Exames: Tec- Conclusao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Assédio no Ambiente de Trabalho

O assédio está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, tanto o assédio moral quanto o assédio físico. E devido a isso, acaba ocorrendo certas dificuldades de convivência entre os funcionários, podendo afetar o desenvolvimento da empresa.

Porém a empresa tem o dever de moral e legal com seus empregados, que se resumem basicamente em ações como recrutamento de pessoal, seleção de pessoas, promoção, remuneração, rescisão de contrato, entre outros. Portanto, a organização é obrigada a garantir a liberdade dos funcionários, não permitindo que ocorram assédios entre os funcionários, mas caso o assédio venha a acontecer entre colegas de trabalho, o assediador pode ser demitido por justa causa, porém quando o assédio for executado por uma pessoa de superioridade hierárquica, o empregado poderá pedir rescisão indireta ao seu contrato postular indenização por danos morais.

O problema maior com a denúncia de abuso por parte de grande posição hierárquica é geralmente a falta de provas, pois esses acontecimentos ocorrem em um local muito discreto sem a visão de qualquer funcionário da empresa.

O assédio no ambiente de trabalho pode trazer várias conseqüências para a vitima, tais como o aumento da tensão, da ansiedade, do cansaço e da depressão, fazendo-se necessário o acompanhamento médico.

*De fato, os casos de assédio no ambiente de trabalho podem comprometer a eficiência e eficácia da empresa, ou seja, a produtividade e a lucratividade, pois além de causar danos a imagem da empresa, ela terá gastos elevados incorridos com rotação de mão obra, gastos jurídicos e tratamento para a vitima.

Cabe a empresa intervir no relacionamento dos funcionários e a organização do trabalho para evitar problemas maiores fazendo fiscalização no ambiente, e também aplicando alguns conceitos, criando código de ética, onde possa se promover o respeito multo entres os colegas, não permitindo certos tipos de brincadeiras, xingamentos ou qualquer outra situação que venha abalar o emocional e a qualidade de vida da pessoa afetada, podendo também desenvolver espaços de ouvidoria, para trabalhadores que se sintam vitimas poderem recorrer á alguém e solucionar os problemas antes que se agrave, pois a qualidade do trabalho e as boas relações na empresa dependem da união dos funcionários com o objetivo da realização do trabalho em um ambiente agradável.

ASSÉDIO MORAL

Assédio moral é um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais que resultam em humilhação. Este ato é uma das piores coisas que pode ocorrer em um ambiente de trabalho, e a secretária acaba se tornando o alvo mais fácil pelo fato de estar disponível todo o tempo para a empresa.

Os chefes usam de seu poder para constranger de diversas formas seus subordinados, normalmente são pessoas inseguras com despreparo para exercer esta função.porém não são apenas os chefes que costumam ridicularizar o profissional de secretariado, mas também os colegas de trabalho e pessoas que exercem outras funções, fazendo comentários desagradáveis .

As situações humilhantes que constrangem um profissional de secretariado são repetitivas durante o percurso de trabalho enquanto exercem sua função e isso faz com que consequentemente o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com