TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conectivo

Tese: Tecido Conectivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Tecido conjuntivo.

Alguns tecidos do corpo humano, apesar de suas diferenças, assemelham-se em seus aspectos gerais e representam tipos especiais de tecidos conjuntivos. O tecido conjuntivo tem sete tipos diferentes, e cada um deles tem um papel importante para o nosso corpo.

Existem dois tipos de tecido denso, o modelado e o não modelado. O não modelado é formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixo, isso resulta resistência e elasticidade. É responsável pela formação de cápsulas envoltórias de diversos órgãos internos. Já o modelado é formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, permitindo que o tecido maior resistência à tensão do que a dos tecidos não modelados e frouxo, isso ocorre nos tendões, que ligam os músculos aos ossos, e nos ligamentos que ligam os ossos entre si.

O tecido frouxo preenche espaços não ocupados por outros tecidos, esse tecido é responsável por apoiar e nutrir as células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos linfáticos. Faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização. É constituído por três componentes principais: as células de vários tipos, três tipos de fibras e matriz. As fibras colágenas são constituídas de colágeno, talvez a proteína mais abundante no reino animal. São grossas e resistentes, está presente na derme conferem resistência a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando esticada. As fibras elásticas são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas dão elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas. A perda da elasticidade da pele, que ocorrem com o envelhecimento, acontece pois as fibras colágenas irem com a idade, se unindo uma às outras, tornando o tecido conjuntivo mais rígido. As fibras reticulares são ramificadas e formam um traço firme que figa o tecido conjuntivo outros tecidos.

O tecido hematopoiético é responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios em seu interior, no citoplasma. Essas células são chamadas de adipócitos, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura que é armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico e isolante mecânico, pois observa os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem. Quando o organismo animal consome menos energia

do que ingere, o excesso é guardado no tecido adiposo. Há dois tipos de tecido adiposo, o branco e o pardo. O branco conhecido também como unilocular são células que apresentam forma de esfera tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios. A quantidade de substâncias fundamentais é menos que os outros tecidos. É também bastante irrigado por vasos sanguíneos. O nome vem da coloração que está entre o branco e o amarelo escuro, dependendo da alimentação do individuo. O pardo conhecido também como multilocular são maiores que as do unilocular pois ao invés de uma grande “gota” de gordura é constituída por diversos vacúolos que se espalham por todo o citoplasma. São ricas em mitocôndrias, organelas responsáveis por reproduzir calor. Nos seres humanos esse tecido é mais importante nos recém-nascidos, para protegê-los do frio. É um tecido que só é formado enquanto o bebê está no ventre, não sendo mais produzido na vida pós-natal.

O tecido ósseo tem como função sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Alem desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso. Quando o osso é serrado percebesse que ele é constituído por duas partes: uma com muitas cavidades que se comunicam denominada de osso esponjoso e outra sem cavidade denominada de osso compacto.

O tecido cartilaginoso ou cartilagem apresentam consistência firme, mais não tão duro como o tecido ósseo. É responsável pela sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »