TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de DNA

Por:   •  30/3/2015  •  Artigo  •  5.491 Palavras (22 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 22

Estratégia na implantação da ISO 9001

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os principais pontos abordados da implantação da ISO 9001 nas organizações, sendo vista como uma ferramenta estratégica para adquirir novos benefícios na excelência da qualidade de seus produtos e serviços. Analisa também, quais os motivos das resistências dos colaboradores, envolvendo mudanças da cultura organizacional e a baixa escolaridade dos colaboradores. Em relação aos tipos de resistências mais encontrados é a falta de comprometimento e envolvimento dos colaboradores, custos financeiros da implantação, mudanças internas, e falta de informações e compreensão dos pré-requisitos exigidos pela norma. As organizações têm adquiridos maneiras de reduzir estas resistências através do planejamento e oferecendo suporte e treinamentos aos colaboradores para melhor adaptação no ambiente de trabalho, fazendo com que a organização alcance seus objetivos na gestão da qualidade.

Palavras-chaves: Gestão da qualidade, resistências na implantação, certificação ISO 9001, competitividade, programas e ferramentas da qualidade.

Introdução

Ao abordarmos a implantação do sistema de qualidade ISO 9001, como tema da nossa pesquisa, acreditávamos que a melhoria de qualidade poderia gerar uma maior probabilidade de conquistar uma perpetuação no mercado.

Nossa pesquisa teve como base a NBR ISO 9000:2000 que regula a implantação da ISO 9001.

Com base nos conceitos abordados, nos deparamos com o problema que aflige as or-ganizações e seus colaboradores, que é a resistência à implantação de uma serie de normas para regulamentação de procedimentos voltados para a qualidade.

Perguntamos então: O que as empresas estão fazendo na tentativa de administrar as re-sistências?

Utilizamos como metodologias na desenvoltura deste trabalho pesquisas teóricas reali-zadas a partir de bibliografias consultadas por livros e internet.

O objetivo geral foi levantar artigos com os relatos de praticas de implantação da nor-ma ISO 9001. Mais especificamente os motivos das resistências dos colaboradores, que tipos de resistências são geradas e quais as maneiras de reduzir estas resistências.

A abordagem da implantação da norma ISO 9001, prende-se ao fato desta ser mundi-almente reconhecida como padrão para a implantação da gestão da qualidade e a busca pela competitividade e conseqüente sobrevivência organizacional, o que apresenta estreita relação com as diversas disciplinas componentes deste curso, e ainda, pela sua aplicabilidade aos mais diversos tipos de organizações.

Implantação da ISO 9001 nas organizações

Conforme Maranhão (2000) em seu livro ISO série 9000, Manual de Implementação a palavra ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organiza-tion for Standardization), com sede em Genebra, Suíça,a mesma cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial, facilitando as atividades de trocas de produtos e serviço, a historia da ISO 9000 é resultado da evolução de normas de procedimentos para garantir a qua-lidade, criada em 1947,mas houve um surpreendente desdobramento para o resto do mundo em 1987, da versão ISO serie 9000, universalizando a adoção das normas com objetivos de estabelecer critérios para a implantação de Sistema de Garantia da Qualidade.

De acordo com Mello e outros (2009) esta gestão serve como apoio para alcançar a excelência na medição e avaliação do desempenho da empresa, porém é necessário o envol-vimento de cada colaborador, gerencia e da alta direção nesta pratica dentro de uma empresa; sendo importante o comprometimento em busca de assegurar a qualidade em todos os produ-tos e serviços oferecidos. Um dos critérios mais importante para uma organização é a analise do desempenho referente aos processos de quantificação à eficiência e a eficácia das decisões tomadas mediante o foco em realizar cada atividade, esta avaliação visa sempre oferecer as informações analisadas de onde investir os recursos para a obtenção de uma melhoria continua dentro da organização, sendo assim também a medição do progresso em relação às metas pode ser avaliada para que os resultados sejam alcançados. Desta forma muitos modelos de avaliação de desempenho são utilizados com critérios de sistema de gestão da qualidade, para que as praticas utilizadas sejam direcionadas de forma a atender todas as necessidades das partes interessadas, alcançando assim os resultados de excelência e satisfação. A Implantação da politica da qualidade pode ser uma boa fonte de inspiração devido seus princípios da quali-dade. Um dos objetivos da gestão da qualidade é sugerir o que almejamos alcançar. A politica da qualidade precisa ser adequada com os objetivos e com o empenho para a melhora continua e deve ser mensuraveis os resultados alcançados. A concretização dos objetivos da ISO 9001:2008 tem alterações positivas na qualidade do produto ou serviço, na potência operacional e na performance financeira, acarretando o contentamento e a confiabilidade dos membros atuais.

Sendo assim Mello e outros (2009) relatam que uma gestão de qualidade traz um direcionamento global de uma empresa, referentes a qualidade, esta implantação da politica da qualidade. Um dos objetivos da gestão da qualidade sugere o que almejamos alcançar, en-quanto a meta nos avisa o quanto e quando esperamos alcançar esse alvo.São importantes instrumentos os objetivos da qualidade, pois se tornam estímulos para a tomada de ação, que proporciona a gestão estratégica da organização de maneira projetada e não por meio de conflitos. A politica da qualidade precisa ser adequada com os objetivos e com o empenho para a melhora continua e deve ser mensuráveis os resultados alcançados. A concretização dos objetivos da qualidade tem alterações positivas na qualidade do produto ou serviço, na potência operacional e na performance financeira, acarretando o contentamento e a confiabilidade dos membros atuais.

Maranhão (2000) defende que através desta norma a organização estabelece formas para que os produtos não cheguem não conformes para os clientes, devendo ser mantidos re-gistros sobre natureza de qualquer não conformidade e tomadas às devidas ações para impedir a continuação do erro, interditando também o uso da matéria prima ou equipamento que não esteja processando de acordo com os requisitos de qualidade.

De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com