TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teórico contribuições metodologicas para antropologia

Artigo: Teórico contribuições metodologicas para antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

TEÓRICO CONTRIBUIÇÕES METODOLOGICAS PARA ANTROPOLOGIA

MALINOWISKI Malinowski, ofereceu contribuição sendo o primeiro antropólogo a conduzir cientificamente uma experiência etnográfica, ninguém antes dele havia estudado tão profundamente e tão de perto outras populações a antropologia se tornou uma ciência da alteridade que viras as costas ao empreendimento evolucionista de reconstituição das origens da civilização, e se dedica ao estudo das lógicas particulares, características de cada cultura. Malinowski afirmava que o homem devia ser estudado a partir de 3 aspectos, o social, o psicológico e o biológico.

BOAS Contribuição de Boas deve-se à sua pesquisa microssociológica, ele afirmava que no campo nenhum detalhe deveria passar despercebido e ainda que um costume só tem significação se for relacionado ao contexto particular no qual se insere, mas para chegar a essa conclusão seria necessário que o próprio antropólogo fizesse as observações e tivesse uma experiência com novas culturas, sem considerá-las superiores nem inferiores.

DURKHEIM Afirma que não há distinção entre homens e animais a não ser de grau, apesar de ver o ser humano como um animal entre outros, Durkheim ainda assim lhe confere um lugar elevado em uma hierarquia valorativa. O indivíduo humano é valioso, pensa ele, mas tal valor decorre de características que lhe são emprestadas pela sociedade, não de características inerentes ao indivíduo. Ou seja para Durkheim é a sociedade que é algo valioso. Ela supera os indivíduos. Ela lhes confere aquilo que os torna homens. Durkheim valoriza o indivíduo, sua personalidade, sua liberdade, sua maneira de pensar, agir, sentir, porém, vislumbra que é a sociedade que confere ao indivíduo tais características, onde é ela, e não ele, que seria dotada de valor.

MAUSS Para Marcel Mauss, analisar uma cultura significava ter acesso às noções nativas de valor, as quais permitiriam conhecer as representações sociais dentro de seus próprios contextos. Ou seja, era parte do “projeto” analítico de Mauss a compreensão da totalidade da vida social, especialmente como esta se apresentava aos sujeitos sociais e,

por conseguinte, como estes a representavam. Mauss deixa indicada sua preocupação com a vida social enquanto totalidade, pois constata que na sociedade esquimó no preciso momento em que a forma do agrupamento

muda, vê-se a religião, o direito, a moral, transformaram-se simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com