TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomografia Centro Universitário Cesumar Pró Reitoria

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

UniCesumar – [pic 1]

Centro Universitário Cesumar

Pró Reitoria  

Ensino

Curso: Biomedicina

Série: 3

Professor (a): MSc. Tamara N. Ferreira

Horário:

Acadêmico (a):

RA:

Disciplina: Diagnóstico por Imagem

Data

1- Nos exames de tomografia computadorizada (TC) da região abdominal, são utilizados,  em muitos casos, meios de contraste iodado para evidenciar determinadas patologias. A  imagem a seguir mostra um caso de cirrose hepática, com parênquima hepático  difusamente heterogêneo, de contornos lobulados, com redução de suas dimensões e  hipertrofia do lobo caudado. Adaptado de: ENADE 2016

[pic 2]

Disponível em: <http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br>. Acesso em: 10 jul 2019

Com base no contexto acima e com os conhecimentos adquiridos durante o 3º  bimestre, responda:

a) CITE as estruturas anatômicas que estão preenchidas com meio de contraste. b) DESCREVA os cuidados básicos a serem observados na utilização de meio de  contraste iodado em pacientes diabéticos.  

2- Paciente do sexo masculino de 60 anos de idade é tabagista e faz tratamento para  diabetes. Recentemente, sofreu trombose venosa profunda. Repentinamente, ficou com muita  dispneia e, ao chegar ao pronto-socorro, foi examinado pelo médico, que suspeitou de  tromboembolismo pulmonar (TEP) e solicitou tomografia computadorizada de urgência, cuja  imagem é apresentada a seguir:

Av. Guedner, 1610, (44) 3027-6360 // 87.050-390 – Maringá – PR - www.unicesumar.edu.br

Unicesumar – [pic 3]

Centro Universitário Cesumar

Pró-Reitoria  

Acadêmica

Diretoria de Ensino

[pic 4]

Com base no exame acima, o médico concluiu que este homem estava com TEP bilateral e  iniciou o tratamento imediatamente. Com base no texto e no exame apresentado, faça o que se  pede nos itens abaixo.  

a) DESCREVA o protocolo para realização da tomografia computadorizada multslice para  pesquisa de TEP e fluxo e volume médio de contraste iodado a ser utilizado.  b) MENCIONE as estruturas anatômicas que devem ser visualizadas repletas de contraste e  EXPLIQUE a importância de utilizar bomba injetora de contraste nesse exame.  c) EXPLIQUE o protocolo de tórax para paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Faça uma leitura atenta do caso hipotético abaixo:

3- Mulher, 22 anos, vítima de acidente de motocicleta. Ao exame físico mostra-se:  consciente, estável hemodinamicamente e com discreta dor abdominal. Ultrassom  realizado na sala de emergência mostrou moderada quantidade de líquido peri hepático e peri-renal e possível fratura do osso vômer.

Antecedentes Pessoais – hipertensão arterial sistêmica controlado com captopril,  G2A0C2, sem antecedentes de diabetes, infarto agudo do miocárdio, acidente  vascular cerebral ou tumores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com