TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxoplasma Gondii e a Toxoplasmose

Por:   •  25/8/2016  •  Seminário  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

Toxoplasma Gondii e a Toxoplasmose

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii. Esse parasita é o único encontrado no gênero Toxoplasma, e pertence à família dos Sarcocystidae. Tem como hospedeiro permanente felinos, e é comumente encontrado em gatos. Dentro do organismo do hospedeiro permanente o Toxoplasma Gondii completa todo o seu ciclo de vida, enquanto no hospedeiro intermediário (aves, mamíferos e até seres humanos) ocorre apenas parte do seu ciclo de vida, podendo ser a fase assexuada ou a fase sexuada. O ser humano pode se infectar através do contato com as feses do gato, ou da ingestão de alimentos contaminados (como vegetais e carnes) e ainda podem receber da mãe durante a gestação.

É possível encontrar este protozoário em 3 formas infectantes: em forma de traquizoítos, Forma de Bradizoítos ou como Oocistos.

Os Traquizoítos encontram-se na fase aguda da infecção, sendo a fase proliferativa. Aparentam na forma de arco, semelhante a uma banana, mas com uma ponta mais afinada que outra. Podem se reproduzir em qualquer célula no organismo dos mamíferos e reproduzem-se rapidamente, chegando a gerar um cisto. Não sao muito resistentes.

Os Bradizoítos são semelhantes aos Traquizoítos, porém possuem proteínas específicas, além de maior quantidade de organelas. Formam-se no interior do vacúlo parasitório das células, criado pelo parasita, e podem atingir vários órgãos do corpo. Tal espalhamento caracteriza a fase crônica da doença. Dentro de um cisto podem conter diversos bradizoítos. São mais resistentes que na forma de traquizoítos.

Os Oocistos são a forma mais resistente. Eles são esféricos, possuem uma dupla parede e são capazes de sobreviver no ambiente. São excretados pelas fezes dos felinos, e, após a esporulação, apresentam dois esporocistos, cada um contendo quatro esporozóides.

O ciclo de vida do Toxoplasma Gondii nos hospedeiros compreende, como dito anteriormente, uma fase sexuada e uma fase assexuada, sendo que o ciclo completo ocorre dentro do organismo do hospedeiro permanente, ou seja, felinos. Seu ciclo no corpo do hospedeiro intermediário (humanos e animais) ocorre de tal forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com