TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toxoplasmose é uma Doença Causada Pelo Taxoplasma Gondii

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

1- INTRODUÇÃO

A Toxoplasmose é uma doença causada pelo Taxoplasma gondii, infecciosa é um parasita intracelular, que atinge principalmente as células do sistema nervoso e muscular dos animais endotérmicos. Este protozoário se manifesta de forma assintomática em muitos dos casos e às vezes pode não causar nenhum dano ao hospedeiro se o mesmo estiver com o sistema imune em perfeitas condições.

A reprodução deste protozoário se dar por forma assexuada dando origem ao zoitos que posteriormente após sucessivas divisões da origem ao merozoítos que infectam novas células

2 OBJETIVO

O objetivo da realização deste trabalho é aprofundar os estudos sobre a toxoplasmose, trazendo deste sua origem, transmissão e tratamento.

3- TOXOPLASMOSE

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, infecta animais como gatos, e outras espécies endotérmicas. Tendo como hospedeiros intermediários os animais e o homem e como hospedeiro definitivo os felídeos.

Esta doença esta presente em toda região do planeta tendo cerca de 1/3 da população já tenha entrado em contato com este parasita. Porem o sistema imune de varias pessoas é forte o suficiente para impedir que este parasita consiga causar algum mal, por isso o motivo de se ouvir falar tão pouco desta doença.

Uma das maiores preocupações com esta doença é a infecção que pode ser gerada em mulheres gestantes e em pacientes com baixa imunidade como HIV positivo e ate mesmo em pacientes em tratamento quimioterápico.

4- Estrutura do parasita Toxoplasma Gondii

È um protozoário unicelular que vive e se reproduz no organismo dos gatos, tem formas alongadas encurvada em arco crescente tendo uma das extremidades mais atenuada que a outra, o seu comprimento é de cerca de 4 a 8 um e de largura 2 a 4 um (imagem 01) produzem células ovais, que se movem de acordo com os movimentos intestinais dos felinos sendo eliminados em suas fezes, onde estão prontos para infectar os animais que entrarem em contato com esses dejetos.

Imagem 01 Taquizoítos (setas) de Toxoplasma gondii

4.1 Habitat do parasita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com