TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre HIV

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Diego Auzi Marques da Silva, matricula: 130.2155

Um filme do ilustre diretor roger spottiswoode, famoso pelo seu sucesso no longa “órfãos da guerra” mas uma vez nos surpreende com  o filme e a vida continua, lançado em setembro de 1993, foi adaptado pelo roteirista ARNOLD SCHULMAN. O drama, é baseado em fatos reais, e contou com um talentoso elenco composto por nomes como Matete Modine no papel de Dr. Don Francis, entre outros artistas. A história faz referência ao início de uma epidemia causada por um desconhecido agente infeccioso nos EUA em 1981 em meio a manifestações da comunidade gay em busca de direitos. O drama trata da pesquisa acerca desta doença que à época era comumente chamada de “Câncer Gay” devido ao grande número de pacientes homossexuais infectados. Grande parte do filme tem como cenário o Centro de Controle de Doenças (CCD), com a presença de personagens que constituem uma equipe de diversas áreas medicas como o Dr. Don Francis um especialista em doenças imunológicas, a equipe também conta com epidemiologistas, sociólogos, psicólogos e profissionais como ativistas e jornalistas, a fim de traçar o perfil dos pacientes mais sujeitos a doença, o quadro clínico e as complicações dessa doença ainda desconhecida.

Em paralelo, o contexto político dos EUA passa por um momento eleitoral e presidencial conturbado, tendo Reagan eleito, um presidente conhecido por ser mais conservador, que marca uma crítica ao pouco investimento em pesquisa sobre essa doença, especialmente pelo altíssimo número de mortos, e pela intolerância social com a população homossexual e haitiana, ambas afetadas primeiramente, as suspeitas sobre as formas de contaminação vão se esclarecendo, apontando para uma doença sexualmente transmissível e presente na corrente sanguínea. A busca epidemiológica teve um papel imensurável, com o rastreio dos pacientes e suas respectivas histórias pessoais e de saúde, permitindo assim que aos poucos respostas fossem aparecendo, até que a  doença antes conhecida como DIRG – Deficiência Imunológica relacionada aos Gays” passou a ser finalmente chamada de AIDS, e se descobriu a forma estrutural do retrovírus causador dessa patologia, o HIV, Humam Immunodeficiency Vírus.

O filme mostra a ótica dos pesquisadores e dos pacientes acometidos, evidenciando a delicadeza e o impacto social causado pela patologia, a rápida progressão da doença e o elevado número de mortes na época marcou uma geração inteira, e impulsionou pesquisas sobre os tratamentos e a, ainda inexistente cura do HIV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com