TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho bio

Por:   •  12/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  6.109 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as células do sistema imune que o HIV invade? (Indique a molécula proteica [receptor] que serve como identificador do tipo celular em questão, ou seja, o CD [do inglês, cluster of differentiation].)

Resposta: Ataca os linfócitos T ou leucócitos, células do sistema imunológico. A molécula receptora do vírus HIV é o CD4, presente nas células da imunidade humana, como os linfócitos T, macrófagos e monócitos.

2) Descreva qual técnica poderia ser utilizada para realizar a contagem das células em questão para realizar a monitoração laboratorial da infecção por HIV.

Resposta: Leocograma.

3) Descreva o que você espera de um paciente que esteja em tratamento com antirretroviral, o qual esteja apresentando boa resposta ao tratamento. Justifique a sua resposta.

Resposta: Espera-se que se mantenha controlado o número de vírus e células contaminadas pelos mesmos.

Na Biologia Molecular são frequentemente combinadas técnicas e ideias provindas da Microbiologia, Genética, Bioquímica e Biofísica (veja a secção “Técnicas em Biologia Molecular”, mais abaixo). Historicamente, a Microbiologia exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da Biologia Molecular, pois a maioria dos conceitos-chave e das técnicas de Biologia Molecular se originou a partir de estudos e experimentos realizados principalmente com bactérias, fungos e vírus (especialmente bacteriófagos, que são vírus que infectam bactérias). Não existindo distinções muito definidas entre as disciplinas mencionadas, pode-se considerar a Biologia Molecular na interface entre a Bioquimica e a Genética, como mostra o esquema abaixo.Keith Roberts, Martin Raff, Bruce Alberts, Peter Walter, Julian Lewis e Alexander Johnson

A Bioquímica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reacções químicas em organismos vivos; a Genética ocupa-se especificamente do estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos. A Biologia Molecular ocupa então um espaço próprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.

Muito da investigação em Biologia Molecular é relativamente recente, e muitos trabalhos têm sido feitos recorrendo-se à Bioinformática e Biologia Computacional. Estes recursos tornaram o estudo da estrutura e função de genes, ou Genética Molecular, num dos campos mais proeminentes em Biologia Molecular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com