TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho bio Gas

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CQA

Complementos de Química Aplicada

Biogás

São Paulo, 29 de Setembro de 2015.

Sumario

 

1. Introdução

Pagina 03

2. Objetivo

Pagina 03

3. Desenvolvimento

Pagina 03, 04 e 05

4. Equivalência Energética

Pagina 05

5. Utilização do Biogás

Paginas 05, 06 e 07

6. Comparação

6.1 Hidrelétrica

Paginas 07 e 08

6.2 Biogás

Paginas 08 e 09

7. Conclusão

Pagina 09

8. Bibliografia

Pagina 09


 1. Introdução

O Biogás foi descoberto a um bom tempo, a partir dos povos que tinham a agricultura e a criação de animais como modo de vida e fonte de renda, pois na busca de se fazer fertilizantes a partir dos restos de alimentos e das fezes dos animais que eles enterravam, esses materiais orgânicos começavam a se decompor devido diversas condições como falta de oxigênio, umidade, acidez e a presença de micro-organismos bacteriológicos responsáveis pela fermentação dos dejetos.

Então eles descobriram que a decomposição desses materiais gerava alem de adubo também um determino gás que quando incendiado tinha um ótimo poder calorífico é o que chamamos biogás.

O Biogás tem um poder calorífico muito semelhante ao do gás natural, sua composição e basicamente uma mistura de hidrocarbonetos, dióxido de carbono e metano.

A principal utilização do Biogás e como fonte de energia térmica, com a aplicação em motores a combustão, fornos e caldeiras, podendo assim gerar energia mecânica e energia elétrica.

Devido ao seu meio de fabricação e composição o biogás e considerado um bi combustível se tratando assim de uma fonte de energia renovável.

2. Objetivo

Confirmar que o uso de energias alternativas é muito útil em processos de pequenas ou ate mesmo media escala, confirmando nossas idéias com pesquisas sobre a energia e locais onde ela é aplicada.

3. Desenvolvimento

A energia biogás foi descoberta em média no século XVI por Shirley. Alessandro Volta descobriu a presença de metano no gás produzido em pântanos. Ulysse Gayon, no século XIX, descobriu os mecanismos do processo de decomposição anaeróbia. Humphrey Davy identificou o mesmo gás é proveniente da decomposição de animais, porém Louis Pasteur  foi o primeiro que sugeriu sua utilização para uso no aquecimento, e na iluminação pública, o que seria feito pela primeira vez em 1857, na Índia.

A cada ano que passa as ações dos seres humanos vem trazendo um grande sofrimento ao nosso planeta, desde que a revolução industrial vem ganhando forças no mundo todo. Mais precisamente no século XIX a degradação da qualidade de vida e uma mais uma serie de fatores que vem sendo mais relevante na poluição do ar. Infelizmente sabemos que as condições naturais do planeta não iram voltar ao normal por conta dessa destruição ambiental. Seria de extrema importância investir em sustentabilidade, para que possamos encontrar outros meios, de forma que não utilize muito a natureza.

Ter o conhecimento de alguns termos técnicos em relação à produção e utilização do Biogás e por sua vez mostrar o que tem sido feito pelos governos em termos de incentivo ao Biogás e outras Energias Limpas que poderão estimular a propagação dessas idéias.

Neste setor (biomassa) o crescimento do potencial energético a partir disso vem se desenvolvendo bastante e também criando possibilidades de termos novas energias.

Em algumas pesquisas constata-se que a necessidade da busca por alternativas que possibilite uma utilização eficiente deste bicombustível. A possibilidade da fabricação de um compressor alternativo para biogás que possa ser aplicado em pequenas unidades de produção por meio da modelagem das partes componentes. Em uma das pesquisas primeiramente efetuou-se a escolha do material, considerando as características adequadas para a construção do sistema de compressão. Em seguida, dimensionou-se a camisa de compressão e a sua modelagem tridimensional com software Inventor 2010 (versão Student), além de válvulas e matrizes para fabricação. Complementarmente foi simulado o funcionamento do compressor. Por último executou-se o projeto eletro pneumático, energização e lista de dispositivos necessários para montagem do compressor. Foi observado que essa tecnologia pode ser aplicada em pequenas plantas de produção de biogás. Sua comparação com outros sistemas de compressão revelou vantagens, como a de não haver contaminantes na compressão e acionamento.

O biogás pode também ser produzido de forma espontânea em lugares aleatórios onde aconteça a decomposição de matéria orgânica, com pouca ou nenhuma presença de oxigênio na forma gasosa como, por exemplo, nos mares e lagos, usinas de carvão, jazidas petrolíferas, estuários e pântanos.

É também temos a opção de purificarmos o biogás para a geração de biometano, que vem constantemente se destacando no mercado. Algumas produtoras automotivas no continente europeu já fazem o investimento em frotas de veículos que podem ser abastecidos com o biogás.

Essa purificação para a transformação em biometano pode ser feita utilizando a água ou alguns produtos químicos, isso varia muito de acordo com a planta da usina e com a quantidade que será utilizada de biogás. Tanto a purificação com água ou com produtos químicos o rendimento e a eficiência do processo chega a uma margem de 99%. O biometano tem o poder calorífico igual o da gasolina, portanto, 1 m3(Metro cúbico) de biometano é equivalente a 1 litro de gasolina.  

4. Equivalência Energética

Essa equivalência de energia serve para nós termos uma idéia de comparação do Biogás com outros gases e líquido que são utilizados para gerar algum tipo de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (127.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com