TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho biólogos

Por:   •  11/7/2017  •  Resenha  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

                         Constituição do sistema circulatório

1 ) O que forma o nosso sistema circulatório  ?

R  :  O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. 

                                                           O Coração

2 ) Quais são as cavidades do coração  ?

R : coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide.

3 ) Quais as cavidades do coração humano que se comunicam entre si através do sangue ? A resposta pode ser escrita ou desenhada  .

R : O átrio direito se comunica com o ventrículo direito que empurra o sangue para os pulmões, na volta o sangue entra no átrio esquerdo se comunica com o Ventrículo esquerdo, de lá o sangue vai para o corpo.

4 ) Quais são as camadas que formam as paredes do coração ?

R : O coração é um órgão oco com 4 camadas: 

Epicárdio - (mais externa) Fina camada visceral que reveste diretamente o coração. É uma víscera serosa: membrana que deriva do revestimento da primitiva cavidade celomática; 

Pericárdio - É um saco seroso de parede dupla, está localizado no mediastino médio, envolvendo o coração. Externamente, é constituído por uma espessa lâmina de tecido fibroso denso - pericárdio fibroso. Internamente por uma membrana transparente chamada pericárdio seroso; 

Miocárdio - Uma camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo anatomicamente estriado (vermelho) e fisiologicamente liso. Forma o coração; 

Endocárdio - Uma fina membrana serosa que forra o órgão interiormente e cobre a superfície das válvulas cardíacas. É formado por um tecido epitelial de revestimento interno que nas artérias e veias chama-se endotélio. Esse tecido permite a não coagulação do sangue. 

5 ) Diferencie sístole de diástole .

R:  sístole é a contração ventricular, onde os ventrículos se esvaziam. A diástole é o relaxamento ventricular, e nesse processo, os ventrículos recebem sangue dos átrios.

6 ) Quais os principais tipos de vasos sanguíneos ?

R: Tipos de vasos sanguíneos: Artérias, veias e capilares sanguíneos. São tecidos ou órgãos em forma de tubo que se ramificam por todo o organismo. São vasoscondutores do sangue. Existem três tipos de vasos, as artérias, veias e os capilares sanguíneos

7) diferencie artéria de veia .

R: As artérias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. ... Já as veias, que são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração, não precisam aguentar tanta pressão, então suas paredes são mais finas!

8 ) As veias sempre carregam sangue venoso e as artérias sempre carregam sangue arterial . Você concorda  ? Explique

R: Normalmente as artérias carregam sangue arterial rico em oxigênio. E as veias sangue venoso pobre em oxigênio. Isso ocorre no que se chama grande circulação . que é a circulação  coração-corpo exceto pulmões-coração. 

Mas existe também a pequena circulação , ou circulação  pulmonar: o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração pulmão coração. Nesse tipo de circulação  o sangue sai do coração  pobre em oxigênio através das artérias pulmonares, passam pelos alvéolos pulmonares ficam ricos em oxigênio e seguem pelas veias pulmonares até o coração . 

As artérias pulmonares levam sangue do coração para os pulmões. Elas são as únicas artérias (além das artérias umbilicais) que transportam sangue pobre em oxigênio (sangue venoso). 

Depois de oxigenado o sangue retorna para o átrio esquerdo através das veias pulmonares, seguindo para o ventrículo esquerdo e a grande circulação. 

9 ) O que são os vasos capilares ?

R :  Os capilares sanguíneos, ou vasos capilaressão vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células.

                      O Caminho do Sangue em nosso Corpo

10 ) Descreva , resumidamente , a pequena e a grande circulação do sangue em nosso organismo .

R :  A pequena circulação leva sangue do coração para os pulmões e retorna para o coração. Sua função é oxigenar o sangue e liberar o CO2. 

A grande circulação leva o sangue do coração para os tecidos e retorna para o coração. Sua função é levar o oxigênio para os tecidos (oxigenar os tecidos) e capturar o CO2 formado nos tecidos para serem liberados nos pulmões. 

                                                     O Sangue

11 ) O que acontece com o sangue nos pulmões ? E nas diferentes partes do corpo ?

 R :  Nos pulmões, o sangue é o responsável pelas trocas gasosas. Ele também transporta os nutrientes, hormônios, restos da digestão entre outras partículas para os mais diversos órgão do corpo.

12 ) De onde o sangue recebe os nutrientes que depois são distribuídos às células ?

 R :  INTESTINO GROSSO QUE QUEBRA EM PARTICULAS MENORES OS NUTRIENTES E ENVIA PRO SANGUE E DO SANGUE ENVIA PRA CÉLULAS 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com