TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Taylor

Tese: Trabalho de Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

1. Demonstrar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na Q Pão e reduzir custos de produção.

Taylor inicia sua principal obra justificando suas razões, como que se quises-se anunciar os motivos pelos quais iria ditar um conjunto tão duro de regras para os trabalhadores. Essas regras seriam a cartilha seguida pelo capitalismo. Quaisquer empresários que buscassem o acúmulo de riqueza deveriam segui-las. A proposta taylorista é particularmente conveniente aos objetivos empresariais, uma vez que promete induzir os operários ao trabalho acelerado e disciplinado, tendo como resultado a superação da ineficiência e o aumento da produtividade. A ciência e a engenharia em cada um dos períodos de desenvolvimento receberam devida importância e responderam sempre na mesma direção, ou seja, do ponto de vista técnico, os problemas foram resolvidos e superados demonstrando que ciência e tecnologia, no que tange à produção de mercadorias, não se constituiriam em entrave para o desenvolvimento das forças produtivas. Essa eficiência demandaria um operador do mesmo padrão e com o mesmo interesse: aumentar a produção por tempo. Ocorre que o trabalhador diante da carga dessa responsabilidade – dar conta do ritmo das máquinas automáticas – parece que não consegue uma perfeita adaptação sem a direta interferência externa. Taylor, representando o pensamento de toda a classe contratante de mão-de-obra, sinaliza que o principal obstáculo para um aumento progressivo e durável dos níveis de produtividade não diz respeito à tecnologia, mas sim ao modo como o trabalhador se comportava. A partir dessas colocações e baseando-se in- teiramente nelas, Taylor propõe uma metodologia de ação, um conjunto de pro- cedimentos que denominaria Administração Científica. Trata-se de uma série de métodos práticos que empiricamente coordenariam a maneira de um traba- lhador proceder durante a execução de suas tarefas. A ideia central de todo o método é que para uma perfeita execução de tarefas se fazem necessários a análise, a compreensão e o domínio de cada fase, além da perfeita adaptação do trabalhador ao conjunto desses movimentos. Taylor associa ao sucesso na execução da tarefa a seleção, o treinamento, o conhecimento minucioso do que se pretende fazer e a firme direção de pessoas inteligentes. Para ele, o sucesso na execução da tarefa seria percebido em um produto acabado dentro

de condições padronizadas em um tempo mínimo de execução. Outra característica importante do modelo é a proposta de normatização e padronização de tempos e movimentos. Essa padronização envolvia também máquinas e ferramentas, códigos e procedimentos, métodos e processos, de maneira que em toda sua extensão o trabalho seria observado, analisado, acompanhado, medido, percebido, conferido, verificado, enfim controlado de forma direta e pronunciada. As ideias tayloristas colocaram o foco no trabalhador. Voltaram todas as suas atenções à parte variável do processo – já que as máquinas eram automáticas ou semi-automáticas com períodos programados de manutenção – que seria o trabalhador fabril assalariado. Com essas observações e propostas, os gestores puderam, aos poucos, normatizar, padronizar, organizar, disciplinar, rotinizar, cronometrar, enfim, acompanhar detalhadamente todas as fases de execução das atividades produtivas cotidianas controlando essa parte mais "volátil" da produção que se denomina operariado fabril.

2. Preparar um estudo de tempos e métodos visando melhorar a produção da padaria.

MÉTODOS E TEMPOS

Categoria : ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

1) INTRODUÇÃO

O DEVER DE ORGANIZAR E RACIONALIZAR É DEVER DE TODOS

Organização da Atividade Humana, Racionalização de Processos de Trabalho, Pesquisa do Melhor Método de Realizar uma Ação na Área Industrial, Comercial ou Administrativa são obrigações de qualquer trabalhador ou funcionário, seja ele operário de produção ou de serviços auxiliares, ou pertença às equipes de chefia, supervisão ou gerência de alta direção da Empresa.

Os assuntos que vamos focalizar em seguida, Estudos dos Tempos, Estudos de Métodos de Trabalho, Análise da Eficiência do Trabalho, Movimentação de Materiais, Instalação de Postos de Trabalho e Técnicas de Desenho de Layout Industrial são as ferramentas básicas para que esses elementos possam agir mais tecnicamente, aumentando a produtividade dos fatores de produção que estão na sua esfera de ação, isto é, a mão-de-obra, o capital investido em materiais, máquinas, equipamentos, etc...

À medida que for necessário se aprofundar nos detalhes deve ser pedido o auxílio dos especialistas nos assuntos referidos, Cronoanalistas, Planejadores e Engenheiros de modo que as modificações ou novas ações sejam feitas com a máxima perfeição e técnica.

2) ESTUDO DE MÉTODOS DE TRABALHO

Uma pessoa em sua casa, um Industrial com seus operários e máquinas ou um comerciante no seu balcão, terão sempre de procurar a melhor forma de fazer, ou o melhor método de executar as ações que façam parte do objetivo que têm, seja preparar um prato na cozinha de casa, produzir uma peça na indústria, ou vender um artigo de vestuário na loja.

A principal razão pela procura constante do melhor método de executar um trabalho é a economia do esforço humano, na mão-de-obra utilizada, economia de material, economia de equipamentos e instalações.

Na nossa casa, o melhor método de preparar a comida vai trazer como vantagem um esforço menor empregado pela dona de casa ou cozinheira, que vai andar menos metros entre o fogão e a pia, onde se preparam os alimentos e vai gastar menos alimentos porque os prepara com utensílios mais apropriados.

Da mesma forma, melhores métodos vão trazer economia de materiais e reduzindo refugo e sobras ou utilização de material mais barato que dê o mesmo resultado e ainda economia de equipamentos, máquinas e instalações por serem mais adequados às operações que realizam e também melhor Layout.

O estudo dos Métodos de Trabalho, a Determinação de melhor Método de Trabalho, são ferramentas essenciais para a melhoria da produtividade no setor Industrial.

O objetivo principal do Estudo de Métodos de Trabalho é o melhor resultado obtido através de:

a) Economia de mão-de-obra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com