TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre federick taylor

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FABIANA BORGES

FELIPE AZEVEDO

MARCELLA SILVA

NAYANE SILVA

FREDERICK WINSLOW TAYLOR

SERRA

2015

[pic 2]

Trabalho apresentado ao professor Marcelo de Andrade Bayer como parte da avaliação da disciplina de Administração e Gestão Empreendedora do 2º Módulo.

SERRA

2015


RESUMO


O objetivo do presente trabalho é fazer uma pesquisa sobre Frederick Winslow Taylor. Onde será abordada a história de sua vida, onde nasceu, o que ele fez e qual sua teoria para administração e quais benefícios que trouxe para administração.

1         INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Frederick Winslow Taylor, nascido na Filadélfia, 20 de Março de 1856, foi um Engenheiro mecânico Estadunidense e formou se em Engenheiro mecânico. Escreveu o livro The Principles of Scientific Management, publicado em 1911 cujo e considerado o pai da Administração Cientifica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. No entanto seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial

O objetivo desse trabalho é falar quem foi Frederick Taylor para a administração, o que fez, qual sua teoria, quais benefícios trouxe para administração.

Este trabalho está organizado em quatro partes. Na primeira parte serão abordadas as informações sobre história de vida Frederick Taylor. Na segunda parte optamos por abordar o que ele fez e suas teorias da administração. Sucessivamente temos a parte três e quatro que serão abordados os benefícios que trouxe para administração.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando recursos tais como noticiários, livros dentre outros.

2         VIDA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Frederick Taylor nasceu em uma família rica, filho de Franklin Taylor, foi um advogado educado em Princeton, e constituiu sua riqueza com hipotecas. A mãe Annette Emily Taylor, foi uma ardente abolicionista colega de trabalho Lucrécia Mott. Educado inicialmente por sua mãe, Taylor estudou por dois anos na França e na Alemanha e viajou pela Europa por 18 meses. Em 1872 ingressou na Phillips Exeter Academy.

Após sua formatura, Taylor foi aceito na Harvard Law school. Tornou se um aprendiz industrial, ganhando experiência numa fábrica de bombas, a Enterprise Hydraulic Works, na Filadélfia a carreira de Taylor progrediu tornou se um trabalhador da loja maquinas. Na Midvale Taylor foi promovido a chefe de equipe, supervisor, diretor de pesquisa, e finalmente engenheiro chefe. Em 1883 obteve diploma Engenharia Mecânica.

De 1890 até 1893 Taylor trabalhou como gerente geral e um engenheiro consultor em gestão para a Investment Manufacturing Company, da Filadélfia que operava grandes fábricas de papel no Maine e em Wisconsin. Em 1893 Taylor abriu uma consultoria independente, na Filadélfia. Em seu cartão de visitas, lia-se especialista em sistematizar gestão de fábricas e custos de fabricação. Em 1898, Taylor trabalhou Bethlehem Steel, onde desenvolveu aço de alta velocidade, junto de sua equipe de assistentes, recebeu em seguida uma medalha de ouro individual na Exposição de Paris em 1900 e condecorado pelo Instituto Franklin da Filadélfia. Logo após teve que deixar Bethlehem Steel em 1901, por algumas desavenças com outros gerentes.

Em 1906 Taylor recebeu o grau honorífico de Doutor Honoris Causa em Ciências pela Universidade da Pensilvânia e, em seguida lecionou Tuck School of Business. No fim do inverno 1915, Taylor contraiu pneumonia e morreu em 21 de Março de 1915 aos 59 anos, um dia após seu aniversário.

 

3  OBRA DE TAYLOR [pic 3]

Frederick W. Taylor foi o primeiro homem na história a considerar o trabalho digno e observação sistemática. Na administração cientifica reside, sobretudo, o enorme aumento da riqueza nos últimos 75 anos que impulsionou as massas trabalhadoras nos países desenvolvidos bem acima de qualquer nível antes registrado. Taylor é considerado como Isaac Newton (ou talvez um Arquimedes) da ciência do trabalho. Pouco foi acrescentado desde então, embora esteja morto há sessenta anos.

Elaborou os primeiros estudos essenciais:

  1. Acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas possibilitava aos trabalhadores produzir mais e com melhor qualidade.

  1. Em relação a planejamento e atuação dos processos, achava que todo trabalho deve haver uma metodologia para seu Máximo desenvolvimento.
  1. Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a com participação entre o capital e o trabalho, pois o resultado será custos baixos, salários elevados e aumento de produção.
  1. Em relação das atividades desenvolvidas e às normas, que o trabalho seja executado em sequência e um tempo estabelecido para que não aja perda de tempo na produção.
  1. Supervisão funcional ,estabelece que todas as fases do trabalho devem ser acompanhadas e asseguradas de que as tarefas estao sendo desenvolvidas  conforme as intruçoes programadas . E as instruçoes programadas devem ser transmitidas a todos os empregados
  1. Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça)           produzida.Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Com isso Taylor conseguiu aumentar significativamente a eficiência da organizaçao.

3.1  TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO [pic 4]

Taylor foi presidente da Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (ASME) entre 1906 e 1907 e tentou implementar o seu sistema de gestão, da ASME, mais houve resistência. Ele conseguiu reorganizar o departamento de publicações, mesmo que parcialmente. Também substitui o secretário de longa data da ASME, Morrismais a e L Cooke por Calvin W. Rice. Sua presidência foi marcada por divergências internas dentro da ASME, durante a Era Progressista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (479.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com