TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quantas horas Taylor compartilhou com o trabalho?

Tese: Quantas horas Taylor compartilhou com o trabalho?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Tese  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

16. Explique a superespecialização do operário como um problema imposto pela Administração Científica.3. Quem foi seu principal estudioso? Fale sobre ele.

Frederick Winslow Taylor, nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Foi um engenheiro mecânico. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Escreveu o livro "The Principles of Scientific Management", publicado em 1911. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

4. Em quantos períodos foi dividida a Obra de Taylor? O que aconteceu em cada período?

Foi dividida em dois períodos: O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study). O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa do operário no seu cotidiano.

5. As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam as consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatos genéricos, que fatos são esses? 1º) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas ocasionado uma gradativa complexidade na sua administração.

2º) A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no intuito de se obter o melhor rendimento dos recursos e fazer face à concorrência e a competição entre empresas. Surge a divisão de trabalho entre os que pensam e os que executam. Os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, fixam funções, definem métodos e normas de trabalho.

6. Quais os aspectos que fundamentam a Organização Racional do Trabalho – ORT? A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.

2. Estudo da fadiga humana.

3. Divisão do trabalho e especialização do operário.

4.Desenho de cargos e de tarefas.

5. Incentivos salariais e prêmios de produção.

6. Conceito de homo economicus.

7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

8. Padronização demétodos e de máquinas.

9. Supervisão funcional.

7. Quais os princípios defendidos pelos autores da Administração Científica? E o que são princípios para esses mesmos autores?

8. O que é princípio da exceção?

É o princípio pelo qual a administração deveria se concentrar nas tarefas estratégicas e de grande importância, deixando as tarefas padronizadas e de rotina para o pessoal operacional.

Princípio da Exceção: Tudo o que ocorrer na “área de normalidade” não deve ser objeto de preocupação da alta administração.

Ex. Não se preocupar com faltas, atrasos, etc.

9. O que é supervisão funcional?

Administração funcional consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha que executar a menor variedade possível de funções. Sempre que possível, o trabalho que cada homem deverá limitar-se à execução de uma única função.

10. O que é padronização?

Padronização (também conhecido como normalização) é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.

11. Em que consiste a Análise do Trabalho e o Estudo dos Tempos e Movimentos?

Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com