TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traduçao de Uma Noticia Sobre as Focas Weddell

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Focas protegem o cerebro conservando oxigénio desligando os calafrios em aguas geladas

Resumo:

As focas tremem quando exposto ao ar frio mas não quando mergulham em agua fria , os pesquisadores acreditam que as focas façam isto no mergulho para conservar oxigénio e minimizar danos cerebrais que poderiam resultar de longos mergulhos. A pesquisa sobre hipotermia e hipoxia é importante para o tratamento de pessoas que são hipotérmicas ou sofreram de hipoxia apos paragens cardíacas, acidentes vasculares cerebrais.

A pesquisa fornece a introspecção em como as focas permitem que os seus corpos arrefeçam (tornam-se hipotérmicos) durante um mergulho, possivelmente para lidar melhor com a falta de oxigénio (hipoxia). Problemas sobre hipotermia e hipoxia são importantes porque são problemas que afectam as pessoas sob uma variedade de circunstancias. Os médicos são frequentemente chamados a tratar as pessoas que sofreram hipotermia acidental. Alem disso, varias centenas de milhares de pessoas morrem ou irreversivelmente afectadas a cada ano apos um AVC ou distúrbios respiratórios que causam fornecimento de oxigénio inadequado para o cérebro.

Calafrios produzem calor

Calafrios é uma resposta involuntária que consiste em contracções musculares que produzem calor. Mamíferos e aves são fisiologicamente programados para tremer quando a temperatura corporal cai abaixo de um certo ponto.

Ao respirar ar, as focas tremem como outros animais. Mas quando eles mergulham abaixo da superfície em agua gelada, tremores são desligados.

Ao desligar os calafrios , a foca permite que a sua temperatura corporal caia e atinge os benefícios da hipotermia: um metabolismo mais lento e requisitos de oxigénio reduzidos que se estende no tempo de mergulho.

Dar um mergulho

As experiencias das focas ocorreu num tanque no qual as focas realizaram vários mergulhos excrementais em  agua fria de 2-3ºC.Os investigadores registaram calafrios , frequência cardíaca, temperatura do cérebro e temperatura rectal  enquanto as focas estavam a superfície e eles estavam a mergulhar. As focas tremem na superfície mas pararam ou quase sempre pararam de tremer quando mergulharam, embora os seus corpos continuassem a arrefecer. Os batimentos cardíacos e as temperaturas e as temperaturas caíram enquanto elas mergulhavam, mas quando voltaram para a superfície reiniciaram os calafrios quase imediatamente.

As focas tem uma notável capacidade de armazenar oxigénio no sangue e nos músculos (quatro vezes mais que os seres  humanos) aos quais acrescentam esse passo na conservação do oxigénio de não tremer . Ao permitir que a temperatura corporal caia, eles diminuem o metabolismo e reduzem a demanda de oxigénio. Alem disso, uma vez que os calafrios necessitam de oxigénio, há uma vantagem de conservar oxigénio para não tremer quando mergulham.

Além de desacelerar o metabolismo e geralmente reduzindo a necessidade de oxigénio, os investigadores descobriram que o cérebro das focas pode arrefecer de3ºC durante os mergulhos. O cérebro mais frio requer menos energia e oxigénio e reduz a chance de danos pela hipoxia.

Alcançado enquanto permanece activo

As focas têm esta adaptação fisiológica disponível apenas no caso. Este estudo descobriu que as focas podem mergulhar mais de 1.000m e por mais de uma hora. No entanto, eles geralmente levam mergulhos muito mais curtos do que a sua capacidade máxima e apenas ocasionalmente realizam mergulhos muito longos. Ao limitar a duração do mergulho , as focas mantem o metabolismo de lactato que ocorre na presença de oxigénio insuficiente e requerem pouco tempo para se recuperar. As focas gastam frequentemente 80a90% do seu tempo no mar subaquático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com