TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transgênicos e o Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Transgênicos e o Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.462 Palavras (38 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 38

Transgênicos e o Meio Ambiente

Os impactos que podem vir a ocorrer com a liberação de organismos transgênicos no meio ambiente são inúmeros, devido à diversidade e peculiaridade de cada ecossistema; podemos citar alguns:

Existe um enorme perigo que as plantas transgênicas cruzem com suas primas selvagens e,

por possuírem dentro de si genes de outros organismos que lhes confere maior resistência,

eliminem por competição (processo de seleção natural), outras plantas, acarretando assim numa perda de biodiversidade.

Isto é extremamente factível de ocorrer nos chamados “centros de origem”, ou seja, nos locais em que as plantas se originaram. Um bom exemplo é o que pode ocorrer com o milho oriundo da América Central, onde há pelo menos 300 espécies diferentes, que poderiam ser extintas em virtude desta “poluição genética”11 Environmental Impacts of GMOs in Greenpeace Briefing 05/99.

Os transgênicos podem afetar os ecossistemas na medida que, junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar, também prejudicam populações benéficas à agricultura, como abelhas, pássaros, minhocas e outros animais ou espécies de plantas.

Entomologistas (estudiosos de insetos) da Universidade de Cornell, EUA, mostraram que o pólen de milho transgênico mata as famosas borboletas monarca, que não prejudicam tais plantações 22 Folha de S.P., 20/05/99 p.1-15. “Este resultado têm potencialmente implicações profundas para a conservação desta espécie” escreve Linda Raylor, coordenadora do estudo. O Greenpeace e etmologistas da Universidade de Exeter também fizeram um levantamento de outras dezenas de espécies de borboletas e besouros que podem se expor aos efeitos tóxicos do milho Bt desenvolvido por todas as multinacionais do ramo.

Uma outra conseqüência negativa possível é que o uso intensivo de antibióticos e pesticidas33 Antibiotic Resistance in Genetically Modified Plants in Greenpeace Briefing 05/99, resultante desta tecnologia, torne as pragas, bactérias e vírus mais resistentes a essas substâncias. Uma vez estes organismos resistêntes introduzidos no meio ambiente, seus danos são irreversíveis porque será impossível controla-los ou remove-los.

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/transgenicos.htm

ECOLOGIA

O que são transgênicos

Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente.

Transgênicos na agricultura

Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos.

Através da modificação genética, técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um ser vivo de material hereditário de outra espécie, incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com criação de novas células ou combinações genéticas diferenciadas, ou seja, que não encontramos na natureza.

Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A Engenharia Genética tem conseguido muitos avanços na manipulação de DNA e RNA.

Aplicação das técnicas

A biotecnologia aplica essas técnicas também na produção de alimentos.

A engenharia genética tem usado e pesquisado determinados métodos de produção de tecidos e órgãos humanos. Até mesmo seres vivos tem surgido destas pesquisas.

O caso mais conhecido foi da ovelha Dolly. A técnica da clonagem foi utilizada gerando um novo ser vivo.

http://www.suapesquisa.com/transgenicos/

ARTIGOS SOBRE TRANGENICOS :

Tem havido muita discussão sobre a introdução crescente dos transgênicos e dos organismos geneticamente modificados (OGMs) nas diferentes instâncias da vida humana e no ciclo do ecossistema.

Depois do advento da engenharia genética e com a consolidação da biotecnologia moderna – a tecnologia de obter benefícios e recursos utilizáveis a partir de organismos biológicos – o desenvolvimento de OGMs e transgênicos tornou-se um foco extremamente importante para a ciência e a indústria. As enormes perspectivas de manipulação e direcionamento das estruturas da vida (o material genético presente nas células) para produção de meios e bens de consumo, facilitariam a vida humana e incrementariam os negócios.

Graças aos surpreendentes resultados inovadores obtidos pela biotecnologia, especialmente dentro da engenharia genética – com a criação dos OGMs e dos transgênicos – criaram-se expectativas e promessas sobre uma revolução tecnológica que ajudaria a resolver muitos problemas fundamentais da humanidade e transformaria a vida no planeta.

Mas, na verdade, quais têm sido os resultados reais dos OGMs e dos transgênicos para a vida humana, demais espécies e para o planeta depois de sua introdução na vida humana e no ecossistema?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer a diferença e as similitudes entre os OGMs e os transgênicos.

Em termos gerais, um OGM é um ser biológico (semente, planta, inseto, animal) que sofreu alguma mudança artificial em seu material genético, mediante manipulação da engenharia genética. Se esta alteração consistiu apenas em mudanças na estrutura ou na função do próprio material genético do organismo, mas não introduziu nenhum material genético de outra espécie no material genético original, então esse organismo é considerado somente um OGM. Caso nessa alteração houve a introdução de material genético de uma espécie biológica diferente no material genético original do organismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com