TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Por:   •  12/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇAO

A Tuberculose é uma doença grave que compromete grande parte do sistema respiratório. É causada pelo bacilo de Kock, uma bactéria que se aloja no pulmão e causa grandes danos respiratórios. Sua contaminação pode acontecer via aérea. Existe uma vacina para esse bacilo, mas não se pode conta com mutação. Geralmente afeta os pulmões, mas pode causar lesões em qualquer órgão ou tecido do corpo humano. Ele provoca uma reação inflamatória granulomatosa focal que sofre uma necrose caseosa central. A tuberculose é uma doença muito antiga, Aristóteles, um filósofo antigo, relatava uma doença entre os romanos, que era conhecido como tuberculose.

Objetivo geral:

        Informar os alunos sobre a Tubercoulose de um modo que possam entender, promovendo palestra para discussão do tema e incentivar a se previnir sobre a doença

Objetivos específicos:

Levar informações sobre a tuberculose para o bom entendimento dos alunos;

Promover palestra para discussão do tema;

Incentivar a se previnir sobre a doença;

Procedimentos metodológicos:

A metodologia deste trabalho é dada através de elaboração da problemática do Colégio Militar da Polícia Militar Marcântonio Villaça II através de uma aplicação de um seminário. Serão levantados dados bibliográficos através de livros sobre o tema abordado e pesquisa na internet contida em paginas de pesquisa, arquivos em pdf e slides.

 Referencial  teórico

A tuberculose é uma doença grave, contagiosa e cosmospolita que ataca os pulmões como define LINHARES, S. & GEWANDESZNAJDER (2005, p. 155): Tuberculose. Causada pelo Mycobacterium tuber-culosis (bacilo de Koch), compromete, em geral, os pulmões. O doente apresenta tosse persistente, perda de peso, febre, fadiga e, nos casos mais avançados, hemoptise (expectoração com sangue). As medidas preventivas incluem vacinação das crianças e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.

O objetivo desse trabalho em apresentar a importância da tuberculose de forma que os alunos se sensibilize sobre a problemática, é muito importante para que elas tenham uma dimensão da doença e conscientiza-los a ter uma boa prevenção, determina formas de prevenção dentro e fora da casa e em ambiente onde possa ter uma população de pessoas infectadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

LINHARES, S. & GEWANDESZNAJDER, F. Biologia :Ensino Médio. 1a ed.. São Paulo: Ática, 2005.

ROBBINS, Stanley L.; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Supervisão da tradução Zilton A. Andrade & Manuel Barreto Netto. Patologia Estrutural Funcional. 3ª ed. Editora Guanabara S.A.: Rio de Janeiro 1986.

SANT’ANA, Clemax Couto. Tuberculose: Na Infância E Na Adolescência. Editora Atheneu: São Paulo, 2002.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com