TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose Pulmonar

Trabalho Escolar: Tuberculose Pulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

O que fazemos » Atividades Médicas » Tuberculose

Tuberculose

A tuberculose (TB) é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. A cada ano, 1,4 milhão de pessoas morrem, enquanto outros nove milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento.

A TB é a doença que mais mata pessoas que vivem com HIV na África. Quase 500 mil pessoas desenvolvem cepas multirresistentes a medicamentos da doença a cada ano.

A TB é frequentemente vista como uma doença do passado, mas um recente ressurgimento e a proliferação de formas resistentes a medicamentos fazem dela um grande problema da atualidade. Hoje, a TB é uma das três doenças infecciosas que mais mata, junto com a malária e o HIV/AIDS.

Ainda que a taxa de morte global de TB tenha tido uma redução de mais de 40% entre os anos de 1990 e 2011, ainda existem lacunas importantes na cobertura e deficiências graves quando se trata de diagnóstico e opções de cuidados.

Além disso, estamos observando um aumento alarmante do número de casos de tuberculose resistente (TB-DR) e multirresistente (TB-MDR) a medicamentos, que não respondem aos medicamentos de primeira linha usuais.

MSF combate a tuberculose há mais de 30 anos. Nós oferecemos tratamento para a doença em muitos contextos diferentes, desde situações de conflitos crônicos, como o Sudão, até pacientes vulneráveis em contextos estáveis, como Uzbequistão e a Federação Russa.

Nós pedimos mudanças urgentes e imediatas no diagnóstico e no tratamento da tuberculose resistente a medicamentos.

O que causa a TB?

A TB é causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram.

A doença afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.

A maioria das pessoas expostas a TB nunca desenvolvem os sintomas, já que a bactéria pode viver na forma inativa dentro do corpo, mas, se o sistema imunológico enfraquecer, como acontece com pessoas desnutridas, pessoas HIV positivo ou idosas, a bactéria da tuberculose pode se tornar ativa.

Cerca de 10% das pessoas infectadas com TB vão desenvolver a forma ativa da doença e se tornarão contagiosas em algum ponto de suas vidas.

Sintomas de TB

Os sintomas incluem tosse persistente, febre, perda de peso, dores no peito e falta de ar que pode levar à morte. Entre as pessoas que vivem com HIV, a incidência de TB é muito maior e a doença é a principal causa de morte.

Diagnosticando a TB

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados para novas e mais eficientes ferramentas para diagnóstico e medicamentos para TB estão em falta há décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com