TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Ambiente Biotecnologia Ambiental e Alimentar

Por:   •  31/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Relativamente aos parâmetros imediatos, podemos considerar três: o pH, a condutividade e o oxigénio dissolvido.

No que diz respeito ao pH, é um parâmetro de qualidade muito importante no tratamento de águas residuais por processos biológicos, uma vez que condiciona o desenvolvimento dos microrganismos envolvidos. Este parâmetro mede a concentração hidrogeniónica (H+) das amostras e a sua escala varia entre o 0 (soluções muito ácidas, ou seja, de forte concentração de H+) e o 14 (soluções muito básicas, forte concentração de OH-), sendo que o ph neutro é igual a 7. Para a determinação do pH utiliza-se um potenciómetro que é composto por um elétrodo sensível à concentração de hidrogeniónica. (FILIPE, 2020)

 FILIPE, OLGA. (2020). Biotecnologia Ambiental e Alimentar– Guia de trabalhos práticos. Ano letivo 2019/2020. Coimbra

Em relação á condutividade, esta mede a capacidade que uma solução possui de conduzir a corrente elétrica. Este parâmetro está relacionado com a presença de iões dissolvidos na amostra. Quanto maior for a quantidade de iões dissolvidos, maior será a condutividade na solução. (FILIPE, 2020)

FILIPE, OLGA. (2020). Biotecnologia Ambiental e Alimentar– Material teórico. Ano letivo 2019/2020. Coimbra

Por fim, o oxigénio dissolvido (OD) representa o teor de O2 dissolvido na água. A concentração de OD na água constitui um indicador importante do seu estado de poluição, pois uma água não poluída apresenta elevada concentração de OD, enquanto uma água muito poluída, praticamente não contem OD, porque todo o OD é rapidamente consumido na oxidação bioquímica dos poluentes orgânicos biodegradáveis presentes na água. (FILIPE, 2020)

Na determinação dos sólidos, estes são toda a matéria existente em substâncias líquidas na forma suspensa ou dissolvida. Os sólidos são uma das características físicas mais importantes, pois são essenciais para o controlo dos processos de tratamento físicos e biológicos das águas residuais.

[pic 1]

A concentração total dos sólidos (sólidos totais) numa água é definida como a matéria que permanece como resíduo após evaporação de 103 a 105 °C. Nos sólidos totais estão incluídas as frações de sólidos suspensos (que contêm partículas de tamanho relativamente elevado) e os sólidos dissolvidos (que são constituídos por sais inorgânicos e alguma matéria orgânica). Em cada uma destas últimas frações distinguem-se ainda os sólidos voláteis dos fixos (Filipe, 2020).

A respeito do fósforo, este é essencial para o crescimento de algas, mas, em excesso, causa a eutrofização, que é o acréscimo de nutrientes no meio aquático, sobretudo de compostos de azoto e fosforo (ALMADA, 2018). As suas principais fontes são: decomposição da matéria orgânica, esgotos domésticos e industriais, fertilizantes, etc.

O azoto é um elemento essencial para os sistemas biológicos, de tal forma que o tratamento biológico de águas residuais não pode ter êxito se não existir azoto suficiente para o desenvolvimento dos microrganismos. As principais formas de azoto encontradas em águas são o azoto orgânico, o azoto amoniacal, os nitritos (NO2− ) e os nitratos (NO3-). (Filipe, 2020).

ALMADA, ELILIANE. (2018) “PROPOSTA DE MITIGAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO NA LAGOA DO VIGÁRIO-RJ ATRAVÉS DA MACRÓFITA Eichhornia crassipes: DE PRAGA A FITORREMEDIADORA”. Tese de Doutoramento apresentada ao Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, agosto de 2018. Disponível em: http://uenf.br/posgraduacao/ecologia-recursosnaturais/wp-content/uploads/sites/7/2019/02/Tese-Doutorado-Eliliane-FINAL.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com