TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

NOME DAS ALUNAS

UNINTER

Novo hamburgo/RS

2016

Lembro-me com saudades, com cheirinho de quero mais, que vontade de voltar no tempo e poder reviver o passado, minha infância onde vivi os momentos mais alegres e de maior motivação, cheia de risos e sorrisos, branda como uma breve chuva de verão. A vida era calma e simples, não precisava de muito para ser feliz. Tenho em minha memória, experiências incríveis as quais muitas se relacionam com o tema tão citado na atualidade, a sustentabilidade e o meio ambiente os quais, sem ao menos saber, era honrado por todos os alunos da escola. Em minha infância, por muitas vezes uma simples garrafa pet tornava-se brinquedo de uma turma inteira, transformada em alegria de momentos inesquecíveis.

Há alguns anos atrás, quando como estudante da escola Arthur Queiroz, escola que se localizava no interior do Município Dezesseis de novembro neste mesmo o estado do Rio Grande do Sul. Uma escola de pequeno porte, onde havia apenas uma turma de cada série, agora chamadas por ano ou ciclo, tínhamos aula de Técnica Agrícola, que eram ministradas as terças e quintas- freiras. Essas aulas eram divididas em teóricas e praticas, nas aulas teóricas aprendíamos a importância da água, conservação da flora e da fauna, desperdício e reutilização, impactos ambientais, reciclagem, separação e limpeza de resíduos. Já nas aulas praticas, os conteúdos eram de caráter empírico sobre o qual nós alunos colocávamos a mão na massa. Eu claro, preferia logo ir para os canteiros, amava fazer o plantio de hortaliças, vê-las crescer e cuidar, sempre com muita ansiedade para poder vê-las no cardápio escolar. Na aula pratica realizávamos diversas atividades como, jardinagem, plantio de árvores frutíferas, limpeza do pátio, artesanatos e claro, o meu favorito e um dos mais importantes a horta da escola, onde era feito o plantio de verduras e legumes. E como todo ciclo, os restos de alimentos, cascas, folhas, entre outros, voltavam para a horta e canteiros de jardinagem em forma de adubo orgânico, cuidávamos da terra para que continuasse produtiva.

Agora, saudade mesmo, tenho da hora do recreio, era uma delícia. Na escola, havia um pé de limão, sinto até o cheiro da fruta só de pensar. Aquele limoeiro deu sombra a muitas brincadeiras, as melhores de minha vida. Foi ao pé daquela árvore que descobri a grandeza de andar com pés de lata pela primeira vez. Pedimos as latas para a merendeira, como ela era querida com todos. Ganhei algumas corridas com pés de lada, mas também perdi algumas, é impossível ganhar todas. Não posso esquecer-me do vai e vem, era muito divertido, sempre tinha alguém que aparecia na escola com garrafas, e logo pensávamos na confecção de um brinquedo novo. A professora ficava muito brava, pois acabávamos confeccionando o brinquedo durante aula. Outra brincadeira que rolava no recreio era as Cinco Marias, eu não gostava muito da brincadeira, mas tinha as minhas guardadas em um saquinho de pano, é engraçado lembrar delas, foi eu quem costurei, pequei o retalho de tecido que sobrou da bainha da minha calça mais nova, mamãe ficou furiosa comigo, ela queria guardar, caso precisasse fazer algum remendo futuro, pois minhas calças estavam sempre furadas nos joelhos, eu vivia correndo com os meninos, gostava muito de jogar futebol, mas sempre acabava em briga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com