TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise da cirrose na atualidade brasileira

Por:   •  2/5/2015  •  Ensaio  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

CIRROSE

Aluna: Elisonete Oliveira da Sila

Professora: Tathiane Tavares, Ms.


CIRROSE

INTRODUÇÃO: A cirrose hepática ocorre através de um processo difuso de fibrose e formação de nódulos, reconhecida como a forma final e irreversível da doença hepática alcoólica, evoluindo lenta e insidiosamente. Alguns de seus sinais e sintomas são fraqueza, fadiga, anorexia e hipertensão portal. Antes de ocorrerem complicações relacionadas à cirrose, a mortalidade secundária à doença hepática é rara, chegando a ser inferior a 10% em 10 anos. Entretanto, uma vez que o portador apresenta complicações, a mortalidade aumenta para 50% em 5 anos. O uso de álcool acelera a frequência da descompensação hepática e dobra o risco de mortalidade nos cirróticos, tornando-se necessário a utilização de um atendimento especializado e de observação contínua do estado de saúde do cliente acometido. Por esse motivo, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é de fundamental importância para o acompanhamento, evolução e melhora do estado clínico do cliente, possibilitando a observação dos problemas que o envolvem de forma holística. A sua elaboração, aplicação e consequente sucesso em clientes acometidos por cirrose hepática torna possível o suprimento das necessidades básicas dos mesmos, de modo a amenizar seus sinais e sintomas, melhorando a qualidade de vida dos clientes.

OBJETIVOS: Aprofundar os conhecimentos sobre a patologia em estudo; observar o tratamento prescrito e os exames solicitados, detectar as necessidades humanas básicas e realizar a SAE.

METODOLOGIA: O presente estudo é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no Hospital São Raimundo (HSR), em Crato – CE, durante o mês agosto de 2012. A população foi composta por clientes que foram internados na enfermaria masculina no dia 08 de agosto de 2012; enquanto que a amostra constou de um único cliente internado nessa data com diagnóstico de cirrose hepática, definido como critério de escolha para participação do estudo. Os dados foram coletados com auxílio de fonte primária, ou seja, diretamente com o cliente, através de entrevista e exame físico do mesmo. Primeiramente, ao iniciar o estudo, houve uma análise dos prontuários em busca de algum cliente diagnosticado com cirrose hepática. Logo após, conversou-se com o cliente, explicando o objetivo do estudo. Durante oito dias, realizou-se diariamente entrevista, exame físico e observação das necessidades humanas básicas, até o mesmo receber alta hospitalar. A análise dos dados foi realizada através da elaboração e implementação da SAE. A pesquisa obedeceu às normas presentes na Resolução Nº 196 de 10 de outubro de 1996, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a qual estão inseridas, de forma individual e coletiva, a autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, garantindo o acesso a direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Cliente com 67 anos de idade, pardo, aposentado, casado, pai de duas mulheres, residente em Crato-CE, diabético sem tempo determinado e etilista há 60 anos. Foi admitido na Enfermaria Masculina do HSR no dia oito de agosto de 2012 após hipótese diagnóstica de cirrose hepática. No decorrer dos dias de sua internação, foram solicitados exames como hemograma completo, TGO, TGP, Bilirrubina Total e Frações, dentre outros, para confirmação do diagnóstico de cirrose hepática. No dia de sua admissão, o mesmo apresentou-se confuso, algo desorientado, desidratado e hipocorado. Durante os dias novo e dez de agosto, apresentou-se consciente, pele áspera e desidratada, normotenso, hiperglicêmico, queixando-se de dores abdominais, esclerótica amarelada, conjuntiva hipocorada, dieta ausente há dois dias e presença de anorexia, abdome doloroso à palpação ma região mesogástrica, evacuações ausentes há cinco dias, deambulação ausente e diminuição do tônus muscular. Do dia treze ao dia quinze de agosto, o cliente se encontrava consciente, orientado, responsivo, com sono e repouso alterado devido rotina hospitalar, queixando-se de fraqueza, fadiga muscular e cansaço, alimentando-se conforme dieta hospitalar e completar, apresentando região mesogástrica dolorosa à palpação. Enfim, no dia dezesseis de agosto o cliente recebeu alta hospitalar, apresentando-se consciente, responsivo, normocorado, hidratado, sono e repouso preservados, não relatando queixas e se alimentando conforme dieta hospitalar. Seu tratamento medicamentoso durante internação hospitalar foi realizado através da administração de Ranitidina, Haloperidol, Dipirona Sódica, Glibenclamida e Lactulona. Durante todo esse período foi implementada a SAE, visado estabilizar o estado clínico do cliente, obtendo-se os seguintes Diagnósticos de Enfermagem: Intolerância a atividade relacionado à fraqueza generalizada e ao repouso no leito evidenciado por relato verbal de fadiga e fraqueza; Déficit no autocuidado para banho/higiene relacionado à fraqueza e ao prejuízo musculoesquelético evidenciado por incapacidade de acessar o banheiro; Constipação relacionada à atividade física insuficiente e a desidratação evidenciado por abdome distendido e dor abdominal; Glicemia alterada relacionada à patologia evidenciada por hiperglicemia; Risco de desnutrição relacionada à anorexia; e Volume de líquidos deficiente relacionado à patologia evidenciado por pele seca. Dentre as necessidades humanas básicas observadas, as principais foram de nutrição, eliminação, de percepção dolorosa, sono e repouso, integridade física, locomoção, terapêutica e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com