TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da conjuntura econômica brasileira na atualidade

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação da conjuntura econômica brasileira na atualidade

É extremamente complicado supor ou antecipar o que vai acontecer na economia brasileira no ano de 2015 e nos posteriores. Existe hoje, uma grande esperança em relação às iniciativas na área econômica anunciadas pela dupla Joaquim Levy e Nelson Barbosa que sinalizam a tomada de medidas como contenção dos gastos públicos e outras que soam bem aos ouvidos dos investidores internos e externos. Porém o trabalho é árduo e longo, tendo em vista que, puxado pela queda de 2,8% na produção industrial e -4,1% no total do comércio exterior (exportações + importações), além, é claro, da política econômica dos últimos anos, perda de confiança por parte dos investidores, deterioração da imagem do país, o PIB cresceu ZERO no ano passado. Para 2015, as previsões variam de -1,0% até +1,0% (Banco Mundial), com crescimento um pouco maior em 2016 (2,5%) e, de acordo com o FMI, o PIB mundial terá um crescimento de 3,5%, enquanto o Brasil está com o PIB estimado em queda de 0,9%, sendo revisto pela CNI em uma queda de até 1,2%.

O Brasil está sendo apontado pelos especialistas como o país que está puxando para baixo os números da economia latino-americana, já que está entre o segundo país com o pior crescimento, perdendo somente para a Venezuela com contração prevista em 2015 para 7%.

O FMI também está prevendo um aumento da inflação, sendo apontado um valor maior que 8%, o qual está acima do teto da meta divulgada pelo banco central brasileiro com 6,5%. Isto se deve, em parte, ao preço alto da energia elétrica, a alta dos produtos presentes nas cestas básicas de alimentos e também pela perda de confiança dos investidores internacionais.

Devido ao precário cenário econômico brasileiro, a população está diminuindo, de modo geral, o seu consumo, chegando até ao setor de alimentos, no qual está adquirindo produtos essenciais e reduzindo o consumo dos demais. Já os produtos como pão, macarrão, peixe enlatado e açúcar estão em queda, até o iogurte, símbolo da prosperidade da classe C, não escapou do recuo na hora das compras.

Em 2014, o setor supermercadista estava com crescimento de 5,9%, porém terminou o ano com uma queda de 0,1%. Em nota para o jornal Valor econômico, o presidente da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), diz que acredita que será possível crescer em torno de 1,5%, em 2015.

Boletim Focus

IPCA

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. Ele é considerado o índice oficial de inflação do país e, também é utilizado pelo Banco Central, que é o órgão oficial, responsável pela sua medição. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

IPCA – Alta de 8,25%

Vem crescendo desde o ano passado, sendo que em 2015 a alta ficou mais acentuada, subindo de quase 6,5% para 8,25% em abril.

Para o setor de alimentos e bebidas, as despesas subiram 1,17% e exerceram um impacto de 0,29%. Juntos, o grupo dos alimentos e o da Habitação tiveram um impacto de 1,08% e explicam grande parte do IPCA do mês. Nos alimentos, que ficaram 3,50% mais caros neste ano e 8,19% nos últimos doze meses, foram registrados aumentos expressivos em alguns itens, especialmente na cebola (15,10%) e nos ovos (12,75%).

IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP). Ele é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

Esses indicadores medem itens como bens de consumo (um exemplo é a alimentação) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção, entre outros). Entram, além de outros componentes, os preços de legumes e frutas, bebidas e fumo, remédios, embalagens, aluguel, condomínio, empregada doméstica, transportes, educação, leitura e recreação, vestuário e despesas diversas (cartório, loteria, correio, mensalidade de Internet, cigarro e outros).

O IGP-M é utilizado para aplicar reajustes em: Contratos de aluguéis, tarifas públicas e planos de seguros.

Em abril, o IGP-M está em 6,78%, tendo uma alta acentuada a partir de 2015.

Taxa Selic

A Selic é uma taxa referencial de juros. Ela é definida pelo Banco Central em reuniões periódicas. Sempre que o governo precisa de dinheiro, ele paga a taxa Selic para captar recursos.

O valor atual da taxa Selic é de 13,25%, sendo o maior valor no último ano, ou seja, o governo está pagando mais caro para captar recursos.

Comentários sobre números de setores importantes

Indústria

A situação da indústria é a mais complicada. Números de novembro de 2014 mostram que a produção industrial teve queda de 0,7%, em sete dos 14 estados pesquisados.

A automobilística entrou em 2015 em recessão, dando continuidade ao processo do ano anterior que teve 12,4 mil trabalhadores demitidos.

Mercado de Trabalho

A taxa de desemprego de 4,8%, em 2014, deverá subir para 5,6% ou um pouco mais em 2015, devido à desaceleração econômica (FGV). Segundo o Ministério do Trabalho, a geração líquida de empregos ficou em 487 mil postos, em 2014, menos da metade da meta prevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com