TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Atualidade Brasileira

Por:   •  24/2/2023  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Educação e atualidade brasileira

O Brasil surgiu e se desenvolveu em condições totalmente contrárias às circunstâncias de algum tipo de experiência democrática. A colonização e a sua base de exploração econômica acabaram desenvolvendo o homem brasileiro com uma mentalidade típica dessa época. Não podemos falar de atualidade sem citar o passado no processo, ou seja o atual expõe vestígios do “ontem” como citado no livro através do comportamento social.

A conduta do homem brasileiro mostra marcas muito fortes ao desenvolver o seu conhecimento crítico lentamente, gerando uma certa “inexperiência democrática” concebida na nossa colonização. Uma ausência de circunstâncias fundamentais para a criação de um comportamento participante. Com o crescimento da industrialização das áreas urbanas, o homem acaba tendo uma ação mais participativa na sociedade e nos acontecimentos políticos, algo muito diferente do passado onde eram apenas espectadores dos fatos. Criando uma emersão do povo na vida pública nacional, algo básico da essência da democracia.

A democracia não é só uma maneira de governar e sim uma forma de viver. Não podemos esclarecer uma educação em uma sociedade que está em democratização. Freire fala de uma educação orgânica, uma educação nas condições institucionais. Utilizando de um pensamento relacional, elabora uma leitura da realidade com uma consciência crítica no seu meio. O sujeito está organicamente inserido em sua realidade quando consegue potencializar o seu senso crítico e participativo. O homem tem que compreender e agir de acordo com o contexto que está inserido. A educação orgânica só é possível se estiver organizada com a sua atualidade e questões do contexto histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com