TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade De Questionamento

Por:   •  27/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 1

Pensando no questionamento de ser fácil ou difícil a tarefa de ser professor de ciências, deve-se levar em conta, que na atualidade discute-se a nova proposta do novo Ensino Médio é basicamente tornar as aulas menos expositivas e mais dinâmicas, favorecendo a realização de oficinas, projetos e atividades que estimulem a participação dos estudantes e conectem conhecimentos e professores de diversas áreas.

Na teoria, espera-se que a educação no país melhore e seja de mais qualidade, reduzindo as desigualdades entre os níveis de aprendizado dos estudantes. No entanto, cabe às instituições de ensino elaborar um currículo sintonizado com a BNCC, seguindo as diretrizes gerais do documento.

O intuito é a preparação do aluno não apenas para o ensino superior, mas também formá-lo como pessoa apta a viver em sociedade. Por exemplo, em Química, podemos trazer assuntos cotidianos, como um estudo sobre a relação entre química orgânica e os alimentos, ao tratar de conservação e aditivos, assim, poderão ser tratados a parte geográfica da produção dos alimentos, a composição química propriamente dita, relação histórico-cultural desse alimento, entre outros.

Porém, vivemos uma grande crise na educação onde escolas não têm nem o básico para dar aos alunos, existe falta desde o giz até a merenda, já que alguns estudantes usam a escola também para se alimentarem. A realização de um trabalho interdisciplinar resulta num trabalho de pesquisa, planejamento adequado, principalmente no que se refere às questões: espaço e tempo. Infelizmente, quando existe a interdisciplinaridade, quase sempre são produtos da improvisação, do acaso, das circunstâncias e de contratos externos, dificultando o trabalho do professor.

É de extrema importância, buscar sempre alternativas para transmitir o conteúdo curricular para meus alunos e, além disso, inovar na forma da aula e na didática, onde possamos lecionar um conteúdo de diferentes formas devido ao fato de cada aluno aprender de uma maneira particular, portanto, quanto mais recursos didáticos são utilizados maior o percentual de alunos que absorvem o conteúdo. Dessa maneira, as atividades executadas na disciplina de estágio cumprem com o objetivo de formação de professores e preparam os futuros professores para enfrentar adversidades como uma pandemia. Além disso, os recurso vivenciados na disciplina e a observação da dinâmica que as escolas tem adotado serão utilizados futuramente para incorporar novas tecnologias a sala de aula.

UNIDADE 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com