TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade I Metodologia

Monografias: Unidade I Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0 em 0,25 pontos

É quase consenso entre os autores conceituar método científico como sendo a reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos ou fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis científicas. Portanto, pode-se afirmar que o método científico é um procedimento, ou conjunto de procedimentos, que serve de instrumento para alcançar os fins da investigação.

A respeito do método científico na investigação é correto afirmar que:

I. Ele disciplina o trabalho dos cientistas, excluindo da investigação os preconceitos e o acaso, adaptando a atividade científica às características do objeto estudado, selecionando os meios e processos mais adequados.

II. Constitui nos instrumentos básicos e fundamentais que ordenam o pensamento do pesquisador na relação com o objeto de investigação, de forma sistemática, traçando de maneira ordenada a busca pela solução de problemas.

III. Existe apenas um método científico, baseado em princípios lógicos que pode ser comum a várias ciências, como forma de produção do conhecimento científico a ser utilizado por qualquer pesquisador.

IV. Considerando o método científico como o caminho feito pelo pesquisador no processo de investigação, por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada:

Incorretad. II e III apenas

Resposta Correta:

Corretac. I, II e IV apenas

Feedback da resposta:

Alternativa correta: I, II e IV apenas

Afirmação I – É verdadeira. O texto define exatamente a importância do método científico na investigação como forma de superar o senso comum.

Afirmação II – Também é verdadeira. O conhecimento científico é produzido exatamente a partir do método científico que consiste na busca sistemática e ordenada de soluções para as questões postas na investigação – a dúvida.

Afirmação III – É falsa. Existem vários métodos científicos, várias maneiras de se proceder a uma investigação científica.

Afirmação IV – É verdadeira. O método científico realmente é um caminho para a investigação e de acordo com a concepção de conhecimento na era contemporânea, nenhum conhecimento é definitivo ele é verdadeiro até que surja outro que o altere ou substitua.

Pergunta 2

0 em 0,25 pontos

O Gerente de Recursos Humanos de uma empresa abriu um processo de seleção para a contratação de novos funcionários para seu Departamento e decidiu fazer a seleção de alunos do Curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi por ele possibilitar o acesso a conteúdos acadêmicos internacionais e a programas de intercâmbio ao Global Career Center, um serviço de empregabilidade dirigido pelo International Office, que disponibiliza vagas efetivas de trabalho, estágio e trainee em todo o Brasil.

Após entrevistar alguns candidatos, o Gerente de RH concluiu que os alunos da Anhembi Morumbi detêm habilidades para atuar nas áreas financeira, mercadológica, produção e materiais, recursos humanos, comércio exterior, logística, entre outras áreas.

Pode-se afirmar que o Gerente de RH desenvolveu um raciocínio:

Resposta Selecionada:

Incorretac. Dialético

Resposta Correta:

Corretab. Indutivo

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Indutivo.

A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constantes, podemos chegar a proposições gerais, foi o que fez o Gerente de RH.

Pergunta 3

0 em 0,25 pontos

Um agricultor leigo, sem conhecimentos técnicos, utiliza o sistema de poda, enxerto, adubação, e relação do plantio com as fases da lua de plantas frutíferas para melhorar a produção. Pode-se afirmar que ele utiliza-se de um conhecimento do senso comum, que na situação descrita, se fundamenta:

Resposta Selecionada:

Incorretaa. Pelo uso de uma linguagem vaga.

Resposta Correta:

Corretac. Pelo desconhecimento dos limites de validade.

Feedback da resposta:

Na situação descrita o senso comum evidencia-se “Pelo desconhecimento dos limites de validade”.

O senso comum é um conhecimento fragmentado, voltado à solução dos interesses pessoais, limitado às convicções subjetivas, com baixo poder de crítica. Na maioria das vezes as técnicas e as informações são utilizadas desconhecendo as razões que justificam a sua correta aplicação ou aceitação.

Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Um universitário, ao visitar um país islâmico, observou com muita curiosidade o uso da burca (veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos) pelas mulheres. Refletindo sobre tal situação, veio-lhe ao pensamento: da mesma forma que o médico usa máscara respiratória nas cirurgias, ou um paciente recém operado também o faz para se proteger de vírus que possam ser transmitidos pelo ar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com