TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 1 Metodologia

Pesquisas Acadêmicas: Unidade 1 Metodologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 11

Pergunta 1 0,1 em 0,1 pontos

Em seu cotidiano o homem adquire de maneira espontânea um modo de entender e interpretar a realidade que o cerca. Por exemplo, algumas pessoas, não passam por baixo de uma escada porque acreditam que dê azar. Ao estourar pipoca, minha avó dava três batidas na tampa da panela para que não ficassem “piruás” (milho sem estourar). São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática. Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. Isso tudo é denominado de senso comum ou conhecimento espontâneo.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do senso comum e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Espontaneidade

B. Subjetividade

C. Linguagem vaga

D. Validade 1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. As interpretações são definidas pelos interesses, crenças, convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito.

3. As técnicas e informações são utilizadas desconhecendo-se as razões e justificam a sua correta aplicação ou aceitação.

4. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

5. Surge em conseqüência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

A associação correta é:

Resposta Selecionada: e. A5, B2, C4, D3

Resposta Correta: e. A5, B2, C4, D3

Comentários: Alternativa correta: A5, B2, C4, D3

A questão abrange as características do senso comum, descritas na unidade 1.

Espontaneidade: Surge em conseqüência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

Subjetividade: As interpretações são definidas pelos interesses, crenças, convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito.

Linguagem vaga: O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

Validade: As técnicas e informações são utilizadas desconhecendo-se as razões e justificam a sua correta aplicação ou aceitação.

Pergunta 2 0 em 0,1 pontos

O método é um procedimento ou um conjunto de passos que se deve realizar para atingir determinado objetivo, nesse sentido, como processo organizado, lógico e sistemático, está presente em todos os âmbitos da experiência humana. Assim, o método científico é, portanto, apenas um caso particular dos diversos tipos de métodos e consiste de algumas etapas bem definidas.

Considere a seguinte situação na qual estão presentes a etapas do método científico:

I. O Diretor de uma empresa observa que seus funcionários parecem obter melhor participação nas reuniões quando têm acesso ao material (pauta da reunião, textos explicativos, pesquisas, etc.) com antecedência.

II. Dessa forma, ele supõe que isso ocorra porque, ao ler o material antes da reunião, os funcionários participam mais “relaxados” e podem fazer perguntas e apresentar sugestões de melhor qualidade.

III. O Diretor decide, então, testar essa suposição da seguinte forma: convoca seus funcionários para duas reuniões em datas diferentes. Na primeira eles terão acesso ao material antes da reunião, ao passo que na segunda, não. Ao longo das reuniões, o Diretor faz exposições, levanta dúvidas, recolhe informações e sugestões procurando sempre registrar o comportamento de cada um.

IV. Ao final de todo o processo, ele compara os resultados das reuniões e verifica que sua suposição estava correta: “os funcionários quando têm acesso ao material e informações a serem debatidas nas reuniões com antecedência apresentam desempenho superior, fazem perguntas de melhor qualidade e apresentam sugestões mais pertinentes”.

Pode-se afirmar que as situações acima descritas correspondem às seguintes etapas do método científico, na ordem apresentada:

Resposta Selecionada: b. Hipótese, observação, experimentação e generalização.

Resposta Correta: d. Observação, hipótese, experimentação e generalização.

Comentários: Alternativa correta: Observação, hipótese, experimentação e generalização.

As Afirmações se referem às etapas do método científico mencionadas na unidade 1.

As etapas do método científico, presentes em cada uma das afirmações são:

1. Observação do fenômeno

2. Formulação de hipóteses sobre o fenômeno observado

3. Experimentação e condições de controle

4. Generalização a partir dos dados colhidos

Pergunta 3 0 em 0,1 pontos

Estoque em uma empresa pode ser definido como o conjunto de materiais ou produtos acumulados para utilização posterior com o objetivo de permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da empresa, uma vez que, seria muito difícil prever a demando com exatidão.

Cada organização, de acordo com o seu ramo de atividade, deve manter um equilíbrio na quantidade de estoque a ser disponibilizada. Um estoque maior do que a empresa precisa acarreta em mais custo agregado ao valor do produto. Por outro lado, a possibilidade de converter estoque em dinheiro no curto prazo melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento.

O Gerente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com