TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de energia elétrica pela humanidade e seus impactos biologicos

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

A sociedade atual encontra-se fundamentada na proposição da energia a baixo custo. A redução das tarifas instauraram inúmeros comportamentos padronizados que hodiernamente colocam a população frente a grandes desafios como as mudanças climáticas, a poluição e o empobrecimento da biodiversidade. O problema é que esses padrões não são facilmente adaptáveis no caso de ocorrer uma mudança brusca na disponibilidade ou no uso de fontes de energia convencionais.

 Os Impactos Biológicos e Ambientais

Ainda que os processos de transformação e utilização de energia tragam um contexto de vida favorável, diversos impactos ambientais, resultantes das atividades humanas, em sua maioria impossíveis de reverter são provocados.

A intensa destruição de habitats e alterações em populações e comunidades naturais, acompanhados do efeito estufa, desmatamento, extinção de espécies e seus efeitos sobre o bem-estar humano e a saúde dos ecossistemas, são exemplificações frequentemente registradas no ínterim atual.

As interferências negativas do homem sobre o meio ambiente ganharam força após Revolução Industrial, e particularmente no século XX, devido o intenso crescimento demográfico e aumento do consumo de energia pelas empresas, especialmente nos países industrializados, sendo capaz de ter seus efeitos e sua magnitude restrita a uma localidade, uma região, ou ampliados globalmente.

• Exemplos de Impactos Biológicos e Ambientais e suas Consequências

Impactos Locais

São os impactos cujos efeitos se dão exclusivamente na área da atividade humana ou do empreendimento, como a contaminação do solo e a poluição do ar de uma localidade, pela queima do carvão de uma usina termelétrica.

Usina termelétrica no Reino Unido. A poluição do ar de uma cidade pela queima de carvão é um exemplo de impacto local.

Impactos Regionais

São aqueles cujos efeitos afetem diretamente a região do empreendimento ou atividade humana, na sua totalidade ou em parte, podendo se estender ao território de dois ou mais estados.

Impactos Globais

Aqueles cujas consequências afetam todo o planeta. As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento do globo são um exemplo. Considerado um dos maiores impactos associados à geração e ao uso de energia, esse aumento gradual da temperatura média da superfície terrestre é resultado da elevada emissão de gases de efeito estufa, principalmente o CO2. Tais mudanças interferem negativamente na história do século XXI, fazendo com que reformulemos diversas atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis – petróleo, por exemplo –, as queimadas, o desmatamento.

 Energia Eólica

A energia eólica é a conversão da energia do vento em energia útil, sendo caracterizada por ser uma fonte higiênica, limpa, renovável e, mormente ecológica, tendo em vista que ajuda a reduzir a propagação causada pela queima de combustíveis fósseis.

Hodiernamente, a energia eólica é a mais procurada entre as fontes de energia renováveis, sendo marcada por inúmeros aspectos positivos e vantajosos para a sociedade. Destacada por ser uma fonte de energia inesgotável, é também caracterizada por não emitir gases poluentes nem gerar resíduos, os parques eólicos são compatíveis com a permanência de atividades agrícolas e pecuárias, além do baixo custo se considerado o investimento em longo prazo, que garante o aumento da autonomia energética do país. Ademais, a moderação da dependência de combustíveis fósseis é de suma importância, tendo em vista que os mesmos são apontados como responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

Em contrapartida, mesmo que traga diversos benefícios, suas desvantagens não podem ser esquecidas, uma vez que muitas críticas são feitas pelos intensos impactos ambientais que geram. O impacto sonoro, em razão de o vento bater nas pás e produzir um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, torna necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância, isto é, afeta o comportamento habitual de migração das aves. Além disso, a instalação modifica a paisagem e o impacto visual é significativo devido os aerogeradores. Ademais, como é preciso um fenômeno da natureza para funcionar, às vezes a energia não é gerada em momentos necessários, o que torna difícil a integração da produção dessa tecnologia.

Em síntese é peremptório conhecer as principais particularidades da energia a ser utilizada em determinado local, para que assim possa ser tirado o melhor proveito de suas potencialidades em seu uso sem prejudicar o meio ambiente.

 Geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com