TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIVATIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E OS IMPACTOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSIDERANDO O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

A PRIVATIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E OS IMPACTOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSIDERANDO O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Allan Harrison Urquiza Camilo

Amanda Keully da Cunha Brito  

Emanuel Lucas Rodrigues de Oliveira

Letícia Araújo da Silva

Márcia Valéria Araújo Rodrigues

Pedro Henrique Gomes de Azevedo

Professora-orientadora: Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa

Parnaíba, novembro de 2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1        Problema de Pesquisa        6

1.2        Objetivos        6

1.2.1        Objetivo Geral        6

1.2.2        Objetivos Específicos        7

1.3        Justificativa        7

1.4        Interdisciplinaridade        7

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1        Planejamento Estratégico        7

2.2        Comportamento Organizacional        8

2.3        A influência da energia elétrica no desenvolvimento local        9

3.        METODOLOGIA        11

4.        CRONOGRAMA        11

5.        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A medida provisória 735/2016 que posteriormente transformou-se em norma jurídica, teve seus efeitos refletidos no setor de distribuição de energia elétrica, fazendo com que o processo de desestatização se tornasse mais ágil, reduzindo a burocracia para a realização de leilões, gastos da união com vencimentos das concessionarias e permitindo sua privatização, que deixaram de ser administrada pelos Estados e passaram a ser pela União.

Em 26 de julho de 2018 o Grupo Equatorial, após lance único, ganha a concessão para explorar a distribuição de energia elétrica no Estado do Piauí. Nesse contexto a cidade de Parnaíba-PI sofreu grandes mudanças, tendo em vista o fornecimento de energia elétrica de qualidade como estratégia para seu crescimento.

Nesse sentido, Marcelino (2006) diz que a energia é fundamental para a economia como um todo. Atualmente, a eletricidade é um suporte responsável por apoiar o desenvolvimento econômico dos países.

O crescimento das organizações hoje em dia, tanto públicas como privadas, exige de seus administradores decisões coerentes e empreendedoras, com a elaboração de um planejamento estratégico que influencie no futuro de uma organização ou atribua aos assuntos sociais e econômicos de um país.

Segundo Fernandes et al., (2015), o planejamento estratégico não é apenas um simples plano, as organizações devem tirá-lo do papel e colocá-los em ação de forma coerente, utilizando seus instrumentos e adequando as suas necessidades empresariais ao dia-a-dia das empresas.

Para que as empresas cresçam, o planejamento estratégico deve ser adaptado as necessidades das organizações, assim, fazendo as alterações necessárias. Deve ser citada a importância dessa ferramenta e da prática contínua para que se cresça de forma correta (FERNANDES et al., 2015)

As empresas ainda estão em fase de adaptação em formular estratégias organizacionais tendo como premissa o tema sustentabilidade, pois em muitos casos a operação entra em conflito com a natureza.

Neste contexto, vincular a sustentabilidade à estratégia é um bom sinal de posicionamento de uma empresa em relação ao seu futuro. Ainda existe uma falta de articulação entre empresas, setor público e sociedade civil, além de certa dificuldade em traduzir a sustentabilidade em objetivos estratégicos (BOECHAT, 2007).

Outra oportunidade de estudo a ser realizado pelas empresas, vem no âmbito do comportamento organizacional, pois os impactos que os indivíduos, grupos e a estrutura causam dentro de si mesma deve ser utilizado para promover a melhoria da eficácia organizacional (ROBBINS, 2005).

Se a organização é uma instituição social, constituída de pessoas e definida pelos seus papéis e relacionamentos, é fundamental a existência de ambientes de trabalho que preservem a satisfação do funcionário e o respeito ao ser humano. Assim, quanto maior for o envolvimento do funcionário com a organização maior será o seu comprometimento (MARCHIORI, 2008).

Dentro desse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar um breve discursão sobre os efeitos da privatização do setor elétrico nas indústrias, no comércio e nos consumidores de pequeno porte. Foi abordado um questionário para buscar entender os impactos da privatização no planejamento estratégico e o comportamento organizacional das pessoas em suas organizações, bem como a percepção do consumidor final, também foi dado oportunidade para a Equatorial Piauí mostrar seu ponto vista sobre essa mudança. Por fim, são apresentadas as conclusões e as referências utilizadas.

  1. Problema de Pesquisa

Como a privatização da distribuição de energia elétrica impacta no planejamento estratégico e no comportamento organizacional das entidades afetadas considerando a influência sócio-econômica na cidade de Parnaíba?

        

  1.  Objetivos

  1. Objetivo Geral

Compreender os efeitos da privatização do setor elétrico nas indústrias, comércio e consumidores.

  1. Objetivos Específicos

- Identificar as vantagens e desvantagens da privatização do setor elétrico;

- Constatar os efeitos da privatização para atração de novos investimentos à economia local;

- Observar como o planejamento estratégico das empresas são alinhamentos para atendimento dos efeitos privatização do setor elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com