TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERTEBRADOS

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

GRUPO CRANIATA OU VERTEBRATA

Os Vertebrados constituem o mais evoluído, maior e mais conhecido grupo dos animais pertencentes ao Filo Chordata. Distingue-se dos Protocordados pela presença de uma coluna vertebral, crânio, encéfalo e sangue impulsionado por coração.

Os aquáticos, como Ciclóstomos, Peixes e Anfíbios jovens, respiram por brânquias, enquanto os terrestres, Anfíbios adultos, Répteis, Aves e Mamíferos, respiram por pulmões.

O corpo compreende tipicamente cabeça, tronco e cauda. A diversidade de forma é grande, com animais de pequeno porte e outros gigantes, vivendo em todos ambientes.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS VERTEBRADOS:

1- REVESTIMENTO E PROTEÇÃO: O tegumento é constituído por uma epiderme pluriestratificada e a derme formada por tecido conjuntivo.

Vários anexos do tegumento servem de proteção ou outras funções. Alguns anexos são exclusivos de certas Classes, como as penas das Aves e os pêlos dos mamíferos. Escamas são encontradas em peixes, cobras, lagartos, aves e mamíferos. Bicos aparecem em tartarugas, aves e mamíferos.

2- SUSTENTAÇÃO E LOCOMOÇÃO: O esqueleto é interno e articulado, de estrutura cartilaginosa ou óssea. Existe um crânio que abriga o encéfalo. O sistema muscular é bem desenvolvido, com músculos lisos e estriados, determinando a forma do corpo.

3- NUTRIÇÃO E DIGESTÃO: O hábito alimentar é variado, existindo espécies herbívoras, carnívoras e onívoras. O sistema digestivo é completo. Na boca há língua e geralmente dentes. A faringe também toma parte na respiração e há o esôfago, que nas aves forma o papo. O estômago vem a seguir, pode apresentar diferenciações (aves e ruminantes), logo após o intestino e como abertura de egestão, vem o ânus ou cloaca.

4- CIRCULAÇÃO: O sangue contém leucócitos e hemácias (sendo a hemoglobina o pigmento respiratório). O coração é muscular e apresenta duas ou mais câmaras. A circulação é fechada, podendo ser simples ou dupla, completa ou incompleta.

5- RESPIRAÇÃO: As trocas gasosas nos animais aquáticos são feitas através de pares de brânquias, sendo que os peixes pulmonados respiram também pela bexiga natatória.

Nos animais terrestres, existem pulmões bem desenvolvidos e também a respiração cutânea.

6- EXCREÇÃO: A excreção é realizada por um par de rins que podem ser de três tipos:

a) PRONEFROS - Retiram excretas do celoma: Ex. Ciclóstomos, e Peixes e

Anfíbios jovens:

b) MESONEFROS - Retiram excretas do celoma e do sangue: Ex. Alguns

Ciclóstomos, Peixes, Anfíbios e Répteis jovens;

c) METANEFRO - Retiram excretas do sangue: Ex. Répteis adultos, Aves e

Mamíferos.

7- SISTEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com