TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertebrados

Por:   •  2/4/2015  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE BIOLOGIA I

Manaus - AM

2014

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1)  Caracterize a respiração em anfíbios.

Os anfíbios caracterizam-se por possuir um tegumento úmido e permeável muito bem adaptado para troca gasosa, especialmente para a liberação de dióxido de carbono, isto é a respiração cutânea. Eles apresentam respiração branquial (embriões/larvas) e/ou pulmonar (adultos).

Alguns anfíbios apresentam o desenvolvimento de uma rede vascular na vesícula de ar, para formar um pulmão, possuindo um equivalente (homólogo) a bexiga natatória dos peixes. Na fase adulta o aparelho respiratório inicia-se pelas narinas que são externas, e elas se comunicam pela cavidade nasal, para depois comunicar-se com a faringe, laringe, finalizando nos pulmões. Quando o ar penetra pelas narinas acumula-se primeiramente na cavidade bucal para depois ser deglutido aos pulmões.

É importante salientar que em alguns anfíbios coexistem as brânquias e pulmões, visto que os pulmões não conseguem suprir toda a demanda gasosa.

2)  Diferencie a circulação em anfíbios.

Nos anfíbios a circulação é fechada, sendo dupla e incompleta. Consiste num circuito que é corpóreo e outro pulmonar. A circulação cardíaca caracteriza-se por possuir dois átrios e um ventrículo, ou seja, três câmaras, onde é realizada a mistura do sangue venoso e arterial.

No coração, em quando o sangue venoso rico em gás carbônico vem do corpo e entra pelo átrio direito, o sangue arterial o faz pelo esquerdo, nesse momento o ventrículo se contrai. Os sangues venoso e arterial ao entrarem no ventrículo, misturam-se (parcialmente), dali é bombeado em dois ramos, um para o tronco arterial que é formado por um conjunto de vasos permitindo a distribuição para a cabeça e tronco e outro para os pulmões. O sangue após passar pelos tecidos retorna pela veia ao coração, completando a circulação.

Circulação dos anfíbios

[pic 1]

Fonte(s): Biologia dos organismos-Volume 2-Amabis e martho.

3)  Elabore um texto explicando o comportamento de corte dos Anura. Explique como é, quando ocorre e quais as diferenças.

O comportamento de corte nos anuras caracteriza-se por ser competitiva, principalmente entre os machos através da vocalização.  A atração das fêmeas para o acasalamento vai depender do som e da sua característica emitida pelo macho (duração, intensidade, taxa de repetição do canto, complexidade e frequência). O número de noites de participação no coro e a ocupação de áreas numa poça, d’água, lago, lagoa ou brejo, também podem influenciar no sucesso reprodutivo.

Durante a corte as fêmeas, encontram os machos pela vocalização, nesse momento, elas aproximam-se do macho que elas acham atraentes, logo, este sobe ou pula na costa (dorso) agarrando-a em posição que as cloacas de ambos fiquem bem próximas (amplexo), logo após, a fêmea carrega o macho e se desloca para o lugar de desova.

 As principais diferenças na corte da anura, esta relacionado com os padrões de comportamento do macho reprodutor. Existem três padrões importantes, o primeiro é realizado pelo macho territorial, que vocaliza defendendo o território reprodutivo através de um raio determinado; no segundo o macho satélite que é o que não vocaliza, mas, obtêm a reprodução interceptando a fêmea, esperando em postura abaixada a alguns centímetros do macho vocalizador; e a terceira realizada pelo macho oportunista, que se move ao redor do território de outro macho incorporando a tática satélite, ou a tática de vocalização, ocupando o território do macho dominante que o deixou após amplexo com uma fêmea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com