TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virus

Tese: Virus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  4.712 Palavras (19 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 19

Características

Os vírus são seres diminutos, com o tamanho de 10 a 350 milimicra de diâmetro; o comprimento chega até 2.000 milindrica (vírus da Tristeza do Citrus) visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. A filtrabilidade foi característica, que serviu de base para a descoberta do vírus, originou a denominação vulgar de “vírus filtrável”, termo que teve de ser abandonado pelo fato de, posteriormente, se descobrir que existem bactérias filtráveis, como certos espiroquetas, e vírus não filtráveis, como o vírus do Mosaico Comum do feijoeiro e o do “Crinkle Mosaic” da batatinha. A filtrabilidade do vírus não é uma pura conseqüência de seu diminuto tamanho. Tipo de filtro, temperatura, ph, carga elétrica do vírus e do filtro, quantidade de pressão exercida sobre o filtro, natureza do fluído da suspensão e duração da filtração, são fatores que devem ser levados em consideração ao se determinar a filtrabilidade do vírus. Atualmente se dispõe de filtros de colódio, as Membranas de Gradocol, em que o tamanho dos poros é muito mais importante do que nos filtros bacteriológicos de porcelana.

São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de celulas que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem).Fora da célula hospedeira, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.Até o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os vírus sem causar sérios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.

Tipos de vírus

É possível dividir a classificação dos vírus em três grupos: adenovírus, retrovirus e arbovírus,

- Adenovírus: São vírus do tipo DNA, a transmissão do mesmo ocorre por contato direto(transmissão fecal-oral), sendo que o mesmo ainda pode ser transmitido através da água, porém neste último caso com menos frequencia.

O adenovírus geralmente é responsável por causar doenças no sistema respiratório, podendo também causar outras doenças como a cistite, gastrenterite, conjuntivite entre outras.

- Retrovírus: São vírus do tipo RNA, o vírus HIV da AIDS é um vírus do tipo retrovírus, cuja transmissão pode acontecer através do contato sexual(doença sexualmente transmissível), pelo sangue(transfusões ou utilização de seringas contaminadas por exemplo).

- Arbovírus: São vírus que tem como agente transmissor artrópodos, como por exemplo o mosquito do gênero Aedes que transmite o vírus da dengue e da febre amarela, ainda podemos citar como exemplo a Meningite, que também é uma doença causada por arbovírus.

http://www.webciencia.com/11_34virus.htm#ixzz2eza3AqlB

http://seusaber.com.br/biologia/tipos-de-virus-humanos-e-principais-doencas-virais.html#tipos_viru

DOENÇAS CAUSADAS PELOS VIRUS

As doenças causadas pelos vírus são chamadas de viroses e acometem os humanos, como também temos os vírus que atacam animais e plantas.

AIDS

A transmissão da AIDS pode ocorrer por meio da transfusão de sangue contaminado, relação sexual com pessoa portadora do vírus, uso de seringas contaminadas, acidente com objetos perfurantes contaminados, ingestão de leite de mulheres contaminadas e pela placenta dessas.

Os vírus atacam os linfócitos que são as células encarregadas pela defesa imunitária do nosso organismo tornando o incapaz de resistir às infecções oportunistas. O individuo afetado geralmente morre de infecção generalizada.

Para a prevençao da transmissao da AIDS deve-se fiscalizar os bancos de sangue,evitando assim distribuir sangue contaminado,exterilizaçao de instrumentos cirurgicos e uso de agulhas e seringas descartaveis e o uso de camisinha na pratica do ato sexual.

É interessante sabermos que o HIV é um retrovírus (vírus com genoma de RNA) que age infectando nossas células e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente.

CONDILOMA ACUMINADO

O condiloma acuminado ou papilomavírus, como também é chamado, é uma doença sexualmente transmissível causada pelo HPV (human papilloma viruses).

O HPV provoca verrugas, de coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor. Estas se localizam na região genital, principalmente na glande e prepúcio (homens) e vulva e colo de útero (mulheres). No ânus e na boca podem também ocorrer, em razão das modalidades sexuais relacionadas a essas regiões. A pessoa pode, ainda, ter a doença de forma assintomática, mas com condições de transmitir a outras pessoas.

Esta se dá, principalmente, quando ocorre o contato com a pele contaminada.

Roupas íntimas, toalhas, saunas e vasos sanitários contaminados podem, também, propiciar o condiloma. Mães gestantes correm o risco de transmitir a seus filhos, no momento do parto normal.

Quanto a se proteger e evitar a doença, a camisinha pode prevenir com eficácia de aproximadamente 70%, já que o vírus pode estar em outros locais que não sejam, necessariamente, o pênis. Fazer anualmente o exame de prevenção do câncer de colo de útero, o papanicolau, é também uma boa medida, já que, caso descoberto o HPV de forma precoce, o tratamento é muito mais eficaz.

CATAPORA

É transmitida através do contato direto com saliva contaminada, contato com utensílios contaminados como garfos, copo, colher...

A pessoa contaminada apresenta vesículas na pele que pode provocar coceiras intensas, em alguns casos pode ocorrer febre.

CAXUMBA

A caxumba, também denominada papeira, é uma doença viral, com grande capacidade de transmissão, esta se dá através do contato direto com saliva, gotículas aéreas e objetos contendo o vírus. Este também pode ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com