TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zé Ramalho Biografia

Artigos Científicos: Zé Ramalho Biografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Nascido em 3 de outubro de 1949, na pequena cidade de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, José Ramalho Neto vivia sob a guarda de seus pais, Antonio de Pádua, seresteiro, e Estelita Torres Ramalho, que era professora.

Seu pai morreu afogado em um Açude quando Zé ainda era um bebê. Com isso, seu avô, José Ramalho Alves o pegou para criar e a partir daí surgiu o apelido dado á ele de Avôhai, que seria uma junção de avô e pai. Zé Ramalho conta que este nome lhe foi soprado por entidades extraterrestres ou sensoriais 20 anos depois.

Sua avó Soledade e suas tias Maria Madalena, que foi sua primeira professora, Inês, Terezinha, Zélia e seu tio Nonato Ramalho também foram muito presentes na criação de Zé. Avôhai o ensinou a ser um homem íntegro e de caráter, lhe deu a melhor educação, nos melhores colégios. Como Zé sempre teve gosto pelos estudos, no segundo grau passou a ter seus primeirox contatos musicais com os violeiros da região e mais tarde, passou a compor musicas de cordel.Suas composições eram repletas de citações bíblicas e de mitos greco-romanos.

Escrever em decassílabos não foi um desafio, aprendeu com facilidade e a partir daí começou a compor usando essa técnica, chamada pelos repentistas do Nordeste de "Martelo Agalopado".

Apesar do desejo de seu avô de que Zé fosse médico, na década de 60 migrou para João Pessoa para estudar e deu início a sua participação nos conjuntos de baile da Jovem Guarda sob forte influência de Renato Barros, Leno e Lilian, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e os Golden Boys. Do exterior, tomou de referência Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.

Realizando o desejo de sua família, Zé ingressa na Faculdade de Medicina, mas não durou muito. Largou o curso pois dizia não levar jeito algum, tinha o "estomago fraco" e quando via algum paciente machucado, ficava nervoso e passava mal. Com isso, Avôhai ficou bastante magoado, mas não influenciou na escolha de Zé pela carreira musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com